O MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, em Abrantes, inaugurou duas novas exposições de arte contemporânea que colocam em diálogo diferentes linguagens artísticas e abordagens à matéria, ao corpo e à perceção. As mostras, com curadoria de Natxo Checa, podem ser visitadas até 25 de outubro nas salas da Coleção Figueiredo Ribeiro.
As exposições abriram ao público no passado dia 16 de maio e apresentam obras dos artistas Marco Franco e Jéssica Pereira Gaspar.
Na mostra “Armistício de verão”, Marco Franco apresenta um conjunto de esculturas e desenhos marcados pela experimentação gestual e material. Segundo o curador, a obra do artista afasta-se de referências tradicionais e assume-se como uma manifestação direta da vontade e da ação física, através de estruturas metálicas e desenhos que privilegiam ritmo, repetição e intensidade visual.
Já “Tangled Becomings: Ecos de Biomas Mutantes”, de Jéssica Pereira Gaspar, propõe uma aproximação entre artes visuais e biologia, explorando relações entre organismos, matéria orgânica, tecnologia e perceção sensorial. A exposição reúne dispositivos e elementos que cruzam universos distintos, como o fúngico, o digital ou o biológico, desafiando o público a refletir sobre formas alternativas de existência e interação.


As duas exposições estão patentes nas salas da Coleção Figueiredo Ribeiro do MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, localizado no Convento de São Domingos, em Abrantes.
O museu funciona de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30. Aos domingos, a entrada é gratuita.



