Créditos: UIPM World Pentathlon / Filip Komorous

Luísa Burguette Cunha foi convocada pelo Comité Olímpico Português (COP), por indicação da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno (FPPM) para representar a equipa portuguesa na prova de Triatle, que decorre entre os dias 9 e 16 de setembro.

Para além da atleta do CBA, Duarte Taleigo (Clube Natação da Amadora) foi também convocado para disputar a prova de Triatle, integrando a comitiva que rumou esta manhã com destino à Grécia.

Depois de Pescara 2015 e Patras 2019, a terceira edição dos Jogos do Mediterrâneo de Praia volta a ser organizada pela Grécia e são esperados mais de 1000 atletas dos 26 países do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo. Como novidades no programa desportivo aparecem o Basquetebol 3×3, o Karaté Kata de Praia, o Kiteboarding e o Triatle.

A comitiva portuguesa viajou esta manhã até à Grécia para disputar os III Jogos do Mediterrâneo de Praia. Foto: DR

A prova de Triatle mistura os perfis do Laser Run com o Triatlo, disputado num circuito de cinco voltas de 600m de corrida, 50m de natação e uma sequência de cinco tiros a Laser.

A Equipa Portugal estará representada por 40 atletas (22 masculinos e 18 femininas) nos III Jogos do Mediterrâneo de Praia que decorrem entre os próximos dias 9 e 16 de setembro na cidade de Heraklion, na Grécia, com presença em nove das 13 modalidades do programa desportivo.

A Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno (FPPM) afirmou que, pela primeira vez na história das edições dos Jogos de Praia do Mediterrâneo, a “nossa modalidade vai estar representada pela competição de Triatle, a já conhecida combinação de Tiro Laser, Natação e Corrida”.

De acordo com esta entidade, este é um evento que “cai na alçada do Comité Olímpico de Portugal” enquanto missão portuguesa, que fará deslocar atletas que integram as várias modalidades que constam do programa.

Neste contexto a FPPM apresentou proposta dos seguintes atletas de forma a assegurar-se representação nas 3 provas, individual masculino e feminino e relay misto:

  • Duarte Taleigo (Clube Natação da Amadora) atleta do Projecto Esperanças Olimpicas e Alto Rendimento;
  • Luísa Cunha (Casa do Benfica de Abrantes) atleta de Alto Rendimento e Campeã Nacional de Triatle Sub19 em título.

A prova que se vai disputar na Grécia não integra o plano de atividades da Federação, estando sob pleno enquadramento do COP.

“Interessa ainda referir que a UIPM contactou previamente as federações nacionais desafiando e apelando à participação na competição, uma estratégia que se alinha no esforço global de lutar com todos os argumentos em prol do reingresso do pentatlo moderno ao palco olímpico depois de Paris/2024”, reforça a FPPM.

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *