A atleta abrantina Luísa Burguette Cunha alcançou um brilhante 11º lugar na final individual de Triatle dos Jogos do Mediterrâneo, prova que está a decorrer na Grécia e que conta com a participação de mais de 1000 atletas dos 26 países do Comité Internacional. Ainda em representação de Portugal, a dupla composta por Duarte Taleigo e Luísa Cunha terminou hoje a estafeta mista de Triatle no 8º lugar.
Portugal, que tem 40 atletas em competição, teve uma entrada em grande nos Jogos do Mediterrâneo de Praia Heraklion 2023, com as finais individuais de Triatle a resultarem numa medalha de prata para Duarte Taleigo (Clube Natação da Amadora) e para um 11.º lugar para Luísa Cunha, atleta da Casa do Benfica de Abrantes, dois jovens atletas que se têm evidenciado no modalidade a nível nacional e internacional.
A prova de Triatle mistura os perfis do Laser Run com o Triatlo, disputado num circuito de cinco voltas de 600 metros de corrida, 50 metros de natação e uma sequência de cinco tiros a Laser.
Luísa Burguette Cunha foi convocada pelo Comité Olímpico Português (COP), por indicação da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno (FPPM) para representar a equipa portuguesa nesta prova internacional de Triatle, que iniciou a 9 de setembro e decorre até dia 16.

Para além da atleta do CBA, Duarte Taleigo (Clube Natação da Amadora) foi também convocado para disputar a prova de Triatle, integrando a comitiva que rumou com destino à Grécia.
Depois de Pescara 2015 e Patras 2019, a terceira edição dos Jogos do Mediterrâneo de Praia volta a ser organizada pela Grécia onde estão mais de 1000 atletas dos 26 países do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo. Como novidades no programa desportivo aparecem este ano o Basquetebol 3×3, o Karaté Kata de Praia, o Kiteboarding e o Triatle.

A Equipa Portugal estará representada por 40 atletas (22 masculinos e 18 femininas) nos III Jogos do Mediterrâneo de Praia que decorrem entre os dias 9 e 16 de setembro na cidade de Heraklion, na Grécia, com presença em nove das 13 modalidades do programa desportivo.
A Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno (FPPM) afirmou que, pela primeira vez na história das edições dos Jogos de Praia do Mediterrâneo, a “nossa modalidade vai estar representada pela competição de Triatle, a já conhecida combinação de Tiro Laser, Natação e Corrida”.
De acordo com esta entidade, este é um evento que “cai na alçada do Comité Olímpico de Portugal” enquanto missão portuguesa, que fará deslocar atletas que integram as várias modalidades que constam do programa.
Neste contexto a FPPM apresentou proposta dos seguintes atletas de forma a assegurar-se representação nas 3 provas, individual masculino e feminino e relay misto:
- Duarte Taleigo (Clube Natação da Amadora) atleta do Projecto Esperanças Olimpicas e Alto Rendimento;
- Luísa Cunha (Casa do Benfica de Abrantes) atleta de Alto Rendimento e Campeã Nacional de Triatle Sub19 em título.


A prova que se está a disputar na Grécia não integra o plano de atividades da Federação, estando sob pleno enquadramento do COP.
“Interessa ainda referir que a UIPM contactou previamente as federações nacionais desafiando e apelando à participação na competição, uma estratégia que se alinha no esforço global de lutar com todos os argumentos em prol do reingresso do pentatlo moderno ao palco olímpico depois de Paris/2024”, reforça a FPPM.
Boa cobertura jornalística!
A conquista da medalha de prata em masculinos pelo Duarte Taleigo é também motivo de orgulho e de enaltecer.