Créditos: UIPM World Pentathlon / Filip Komorous

A abrantina Luísa Burguette Cunha, da Casa do Benfica em Abrantes, ficou hoje apurada para disputar a fase final do Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno, que está a decorrer na Turquia. A prova de Qualificação Individual Feminina que decorreu hoje, foi divida em dois grupos (A e B) tendo Luísa Burguette conquistado o 18º lugar do grupo B e garantido a passagem à final.

Atualmente a competir pela Casa do Benfica em Abrantes, a jovem, de apenas 16 anos, foi convocada pela Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno para representar Portugal no Mundial Sub-19 que se encontra a decorrer em Istambul, na Turquia, entre os dias 25 e 30 de julho.

A atleta abrantina chegou na quarta-feira a Istambul para disputar o mundial sub-19 de pentatlo moderno, desporto olímpico que compreende cinco modalidades diferentes: natação, esgrima, equitação, tiro e corrida. Luísa Burguette Cunha integrou a comitiva de três atletas que rumou à Turquia para representar Portugal no Campeonato do Mundo de Sub-19 da modalidade, tendo sido também convocados Carolina Souto (Leixões Sport Clube) e- Filipe Lavos (Bairro dos Anjos). O treinador da seleção é Sérgio Souto.

A prova de qualificação individual feminina iniciou-se esta manhã com a esgrima e a que se seguiram os obstáculos, a natação e, por último, a corrida com tiro laser. As atletas que participaram na competição foram divididas na qualificação A (33 atletas) e qualificação B (32 atletas), sendo que Luísa Burguette integrou esta última.

As 18 melhores atletas dos dois grupos de qualificação alcançaram a passagem para a final feminina, que se inicia esta sexta-feira, com a realização da prova de esgrima, sendo que as restantes modalidades têm lugar no sábado, dia 29 de julho.

O primeiro grupo testemunhou um duelo entre as compatriotas Sumin Shin e Nayeon Kim, da Coreia, que terminaram em primeiro e segundo, respetivamente, com 1.326 e 1.316 pontos. Emma Meszaros, da Hungria, foi a terceira, seguida de perto por Josefine Unterberger, da Alemanha.

Luísa Burguette Cunha (POR) na prova de obstáculos. Créditos: UIPM World Pentathlon / Filip Komorous

O segundo grupo foi igualmente competitivo, com Katarzyna Debska, da Polónia a conquistar o primeiro lugar com um total de 1.306 pontos, uma contagem igualada por Blanka Bauer, da Hungria, e Vivienne Meyer, da Suíça, que conquistaram a prata e o bronze.

Luísa Burguette Cunha conquistou o 18º lugar em representação de Portugal, com um total de 1.220 pontos, garantindo o seu apuramento para a final da competição.

O Campeonato Mundial Sub-19 da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) 2023 acontece de 25 a 30 de julho, continuando esta sexta-feira, 28 de julho, com as 36 finalistas femininas e 36 atletas masculinos a participar na da prova de classificação de esgrima antes de completar as finais individuais no dia seguinte.

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *