A Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, vai ser o palco da apresentação do caderno cultural “Vivências e Memórias de um Jovem Moleiro”, esta quinta-feira, dia 19 de novembro, às 18:00.

Da autoria de Carlos Lopes Bento, professor universitário natural de Mouriscas, freguesia do concelho de Abrantes, o caderno cultural resulta de um “trabalho de investigação [que] caracteriza geográfica, social e economicamente a freguesia de Mouriscas e refere a evolução temporal dos engenhos ligados à transformação dos vários cereais produzidos na freguesia.

Em nota de imprensa, pode ler-se que o documento “descreve e explica o processo de fabrico da farinha, realçando a importância do pão caseiro na vida das famílias, cozido em fornos individuais aquecidos a lenha (…) [dando também a conhecer] engenhos de farinar locais”.

A apresentação vai estar a cargo de Humberto Lopes, representante da Associação de Desenvolvimento Integrado de Mouriscas (ADIMO) e de João Serrano, representante da Associação de Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA).

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *