Foto: mediotejo.net

A Juventude Social Democrata (JSD) de Abrantes fez chegar ao executivo da Câmara Municipal de Abrantes dez propostas para o Orçamento Municipal de 2024. Entre as ideias destacadas como prioridade surgem, por exemplo, a criação de uma Bolsa de Voluntariado e Estágios Jovens e a reabilitação do Centro Coordenador de Transportes, a par da criação de um Gabinete de Apoio à Saúde Mental e recuperação do programa de Ocupação de Tempos Livres.

Em nota enviada à imprensa, a Comissão Política da JSD refere ter feito chegar “pelas mãos do Sr. Vereador do PSD na Câmara Municipal de Abrantes, Vítor Moura”, em reunião decorrida no dia 2 de novembro para debater as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2024, um conjunto de propostas enumeradas pela Juventude Social Democrata de Abrantes a incluir no orçamento municipal para o próximo ano.

Segundo a JSD, as propostas “resultam da análise desta estrutura às falhas que encontrou em vários setores da atuação do município”.

“Não basta apontar as políticas que são tomadas e com as quais não concordamos, é preciso, com consciência e responsabilidade, também apresentar soluções e as nossas ideias. Desta feita, apesar de não termos sido chamados a fazê-lo, tomámos a iniciativa e demos o nosso contributo”, justifica a estrutura jovem do PSD.

“Consideramos que Abrantes perdeu o seu gás e dinamismo e a população jovem diminuiu, e a que ficou não é capaz de inverter esta situação”, acrescenta.

Entre as propostas entregues ao executivo municipal abrantino, de maioria socialista, a JSD indicou dez sugestões prioritárias.

“Propusemos ao executivo municipal que: 1- Construa uma sala de estudo aberta 24 horas para uso dos estudantes abrantinos; 2- Implemente um concurso de ideias sob o mote “Se pudesses mudar alguma coisa em Abrantes, o que seria?” direcionado para os jovens, cujo prémio seria um passe Interrail; 3- Que seja incluída a agenda das associações e coletividades no Boletim Municipal “Passos do Concelho”; 4- Que seja criada uma Bolsa de Voluntariado e Estágios Jovens; 5- Que seja dada prioridade à reabilitação do Centro Coordenador de Transportes; 6- Que sejam reabilitadas estruturas no município para residências destinadas a estudantes e jovens; 7- Que seja também priorizada a remodelação e modernização dos polidesportivos; 8- Que seja criado um Gabinete de Apoio à Saúde Mental para toda a população, complementando a oferta do SNS; 9- Que se aplique a isenção de custos pela utilização dos equipamentos municipais por parte das coletividades; 10- Que seja recuperado o programa de Ocupação de Tempos Livres”, pode ler-se.

A JSD de Abrantes diz ainda ter-se disponibilizado “para colaborar com o executivo municipal na elaboração de todas as propostas que queiram implementar”.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *