Uma manhã dedicada aos jogos tradicionais é a proposta para juntar amigos e famílias este sábado no adro da Igreja de Rio de Moinhos, a partir das 10h00, num iniciativa que agora retoma e que vai passar pelas 13 freguesias do concelho. O projeto ‘Jogos Tradicionais de Abrantes’ visa reunir pessoas de diferentes gerações através da prática e experimentação de jogos tradicionais.
Esta iniciativa surge de um projeto da Câmara Municipal que disponibiliza um kit com 10 jogos (malha de madeira; andas verticais; burro; pião; macaca; enrola; corrida de sacos; badalada; tração à corda; compostela) e o apoio técnico dos seus colaboradores e que conta com a parceria das Juntas de Freguesia.
A iniciativa teve origem no projeto de valorização territorial intermunicipal «Olimpíadas do Médio Tejo» organizado em 2016 pela CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com várias entidades, entre as quais a Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais e o Instituto Português do Desporto e Juventude.