Jogos tradicionais juntam várias gerações este sábado em Pego e Carvalhal. Foto arquivo: mediotejo.net

Uma manhã dedicada aos jogos tradicionais é a proposta para juntar amigos e famílias este sábado no Jardim do Eucalipto, em Carvalhal, a partir das 10h00, numa iniciativa que vai estar à tarde no Pego, na Junta de Freguesia, a partir das 15h00. O projeto ‘Jogos Tradicionais de Abrantes’ visa reunir pessoas de diferentes gerações através da prática e experimentação de jogos tradicionais.

Esta iniciativa surge de um projeto da Câmara Municipal que disponibiliza um kit com 10 jogos (malha de madeira; andas verticais; burro; pião; macaca; enrola; corrida de sacos; badalada; tração à corda; compostela) e o apoio técnico dos seus colaboradores e que conta com a parceria das Juntas de Freguesia.

A iniciativa teve origem no projeto de valorização territorial intermunicipal «Olimpíadas do Médio Tejo» organizado em 2016 pela CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com várias entidades, entre as quais a Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *