Cerimónia de Transmissão de Tarefas do Rotary Club de Abrantes em 2020. Créditos: RCA

Joaquim Melo dos Santos assumiu funções de presidente do Rotary Club de Abrantes na sexta-feira, dia 03 de julho, na sede do clube, em Abrantes. Um final de tarde em que também o Rotaract Club de Abrantes e o Interact Club de Abrantes renovaram o Conselho Diretor para o ano rotário 2020-21, numa cerimónia que decorreu por videoconferência, em contexto de covid-19.

Com o presidente do ano rotário 2019-20, José Moura Neves, a passar o testemunho ao seu sucessor, Joaquim Melo dos Santos, a cerimónia de transmissão de tarefas do clube rotário abrantino decorreu desta vez também por videoconferência, com alguns companheiros presentes, assim como o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, na sede do clube, no edifício da antiga escola Dr. Francisco Figueiredo, em Barreiras do Tejo. À cerimónia restrita juntaram-se outros rotários, bem como familiares e amigos, assistindo através de videoconferência devido à pandemia.

No novo ano rotário, cujo lema é “O Rotary Abre Oportunidades”, José Moura Neves fez um balanço do ano transato, em que lema foi “O Rotary Conecta o Mundo ”, referindo inevitavelmente a pandemia lembrando que o Ano Rotário foi “interrompido a pouco mais de meio” e que, “de um dia para o outro, teríamos de nos reinventar, de delinear novas estratégias e novas ações para estarmos à altura das respostas a dar aos novos desafios. […] Deixámos as reuniões presenciais e passámos a ter reuniões em videoconferência, todas as atividades que estavam pensadas para o que restava do ano foram canceladas e o clube reinventou-se”.

Com a colaboração da Fundação Rotária Portuguesa, o Rotary Club de Abrantes lançou “um programa a que chamamos COVID 19 e com ele demos resposta às necessidades mais prementes da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Abrantes assim como do Serviço de Urgência. Depois, em conjunto com um grupo de jovens empreendedores do concelho que produziram viseiras, entregámos em várias instituições dos concelhos de Abrantes, Mação e Sardoal as tão necessárias viseiras para proteção dos colaboradores dessas instituições de solidariedade social e realizámos uma doação ao Banco Alimentar para a aquisição de alimentos de maior necessidade”, indicou José Moura Neves.

Cerimónia de Transmissão de Tarefas do Rotary Club de Abrantes. Créditos: RCA

O presidente cessante frisou que o programa “ainda não está fechado e continuará no próximo ano rotário. Com a colaboração da Rotary Foundation, o Distrito 1960, ao qual pertencemos, foi dotado de um fundo de calamidade o qual foi distribuído pelos Clubes que se candidataram. Desse fundo, e com um reforço de verbas do Clube, entregámos a algumas instituições do nosso concelho 1500 máscaras cirúrgicas e 75 litros de álcool gel”.

E salientou também algumas atividades realizadas pelo Rotary Club de Abrantes antes da pandemia: O X Curso de Liderança com a presença de 30 jovens, em parceria com o RAME, a Câmara Municipal de Abrantes e a Mitshubishi Fuso. A Comemoração do Dia da Pólio realizada em duas áreas, a da Juventude, tendo sido realizada uma recolha de fundos para a Pólio nas Escolas Secundárias Dr. Manuel Fernandes e Solano de Abreu, com a colaboração ativa do Interact Club.

Destacou ainda a presença na Feira da Doçaria de Abrantes numa ação de sensibilização sobre a Pólio e informação da campanha de Rotary no combate à doença, a visita da Governadora Mara Duarte ao Cube, e o magusto do Club, intitulado Castanhas e Cogumelos o qual se realizou na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes.

A Cerimónia da entrega das Bolsas decorreu na Escola Secundária Dr. Fernandes onde o Clube, conjuntamente com os seus patrocinadores, entregou 64 bolsas de estudo. Destaque ainda para a homenagem a Silvino Alcaravela, ex-Administrador Hospitalar do Hospital de Abrantes, e para a visita do Presidente de Rotary Internacional, Mark Maloney.

Moura Neves realçou ainda que este ano o Prémio Bolsa Teixeira Lopes – que premeia o melhor bolseiro do Distrito 1960 – foi atribuído a Marta Sofia Rodrigues, bolseira do Rotary Club de Abrantes.

Por seu lado, Joaquim Melo dos Santos deu conta da sua intenção de “respeitar” o seu compromisso e cumprir os lemas oficiais de Rotary: Dar de si antes de pensar em si e mais se beneficia quem melhor serve.

E igualmente fazendo uma referência à situação pandémica que o País atravessa considerou que “é nestes momentos difíceis que mais se justifica a nossa solidariedade e que mostremos ser realmente companheiros”.

Sendo o Rotary movido essencialmente pelo espírito de servir, “não podemos ficar indiferentes às novas realidades sociais decorrentes da profunda crise económica e financeira que persiste em manter-se por mais algum tempo em todo o Mundo devido à pandemia da covid-19”, referiu Joaquim Melo dos Santos.

Cerimónia de Transmissão de Tarefas do Rotary Club de Abrantes. O novo presidente Joaquim Melo dos Santos. Créditos: RCA

E definiu os objetivos traçados pelo seu Conselho Diretor dentro de um programa de continuidade com a manutenção das atividades e no cumprimento dos ideais e tarefas de Rotary.

Além disso, o novo Conselho Diretor pretende “que este seja um ano de maior interação com os nossos clubes jovens o Interact e o Rotaract, para tal pretendemos fazer reuniões mensais dos três clubes e comemorar as semanas mundiais de ambos os clubes jovens. E realização de atividades em conjunto. Iremos prestar todo o apoio na concretização dos projetos da nossa Casa da Amizade”, garantiu o presidente.

O Rotary Internacional, fundado em 23 de fevereiro de 1905, como o próprio nome indica, trata-se de uma organização internacional dedicada à prestação de serviços humanitários e educacionais, constituído por pessoas que se preocupam, de forma voluntária, em melhorar a qualidade de vida dos seus semelhantes nas respetivas comunidades e em todo o mundo. O Rotary é uma entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, aberta a todos as culturas, raças ou credos.

O Rotary Club desenvolve projetos comunitários de prestação de serviços, apoia jovens no desenvolvimento da sua educação escolar e profissional e fomenta o companheirismo como elemento capaz de criar novas amizades e proporcionar oportunidades de servir de acordo com o lema de Rotary.

Cerimónia de Transmissão de Tarefas do Rotary Club de Abrantes. Créditos: RCA

Assim, o Conselho Diretor 2020-2021 do Rotary Club de Abrantes é composto por: Joaquim Melo dos Santos (presidente); José Guilherme Moura Neves (past presidente); Leal Marques Neto (presidente eleito); António Conceição Domingues (vice presidente); Isidro Dias Bernardino (secretário); Paulo Lopes de Sousa (tesoureiro); e Júlio Ferreira Miguel (diretor de protocolo).

Mas a cerimónia de transmissão de tarefas estendeu-se também ao Interact Club de Abrantes e ao Rotaract Club de Abrantes. No Interact, Beatriz Fontes assumiu na sexta-feira a presidência e no Rotaract foi a vez de Gonçalo Simões.

Deste modo, o Conselho Diretor 2020-2021 do Rotaract Club de Abrantes é composto por: Gonçalo Simões (presidente); Carolina Peres (past presidente); Carolina Simões (vice presidente); Joana Ferreira (secretário) (tesoureiro); e Leonor Falcão (diretor de protocolo).

Já o Interact Club de Abrantes tem Conselho Diretor 2020-2021 constituído por: Beatriz Fontes (presidente); Sara Proença (past presidente); Mariana Claro (vice presidente); Maria Estrada (secretário); Margarida Galinha (tesoureiro); e Joana Grácio (diretor de protocolo).

Cerimónia de Transmissão de Tarefas do Rotary Club de Abrantes. Interact Club de Abrantes. Créditos: RCA

Conselhos Diretores Cessantes

Interact Club de Abrantes Conselho Diretor 2019-20:
Sara Proença (presidente);
Diogo Gil (past presidente);
Beatriz Fontes (vice presidente);
Diogo Gil (secretário);
Miguel Batista (tesoureiro);
Mariana Claro (diretor de protocolo);

Rotaract Club de Abrantes Conselho Diretor 2019-20:
Carolina Peres (presidente);
José Pereira (past presidente);
Filipe Varino (vice presidente);
Diogo Ferreira (secretário);
José Pereira (tesoureiro);
Afonso Pereira (diretor de protocolo);

Rotary Club de Abrantes Conselho Diretor 2019-20:
José Guilherme Moura Neves (presidente);
Júlio Ferreira Miguel (past presidente);
Joaquim Melo dos Santos (presidente eleito);
José Freire Rodrigues (vice presidente);
Leal Marques Neto (secretário);
Paulo Lopes de Sousa (tesoureiro);
Luís Miguel Damas (diretor de protocolo);

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *