Javalis invadem festa na aldeia de Casais de Revelhos. Foto: Pedro David

A presença e avistamento de javalis junto das povoações não é novidade, mas entrarem por uma festa popular adentro não é muito vulgar.

No sábado, Pedro David, um cidadão que estava na festa de Casais de Revelhos (Abrantes), partilhou, nas redes sociais um vídeo e fotografias dos animais a circularem pelo recinto de festas, pelo meio das pessoas, muitas incrédulas e divertidas, outras, algo assustadas.

VIDEO:

YouTube video

 Os dois javalis, ainda jovens, circularam pelo dancing e pelo meio das mesas, e era evidente que, mais do que a curiosidade, foi a procura de comida que os levou a ir para junto de pessoas, que acabaram por lhes servir umas deliciosas sobras de frangos assados. Depois de saciados, os animais foram embora tão depressa quanto chegaram e a festa continuou, embora alguns dos presentes mantivessem sempre o alerta.

É que os jovens javalis poderiam ter ido só chamar a família e quererem regressar para repetir a dose, o que acabou por não suceder.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Entre na conversa

20 Comentários

  1. Estas situações só tem um culpado?O homem!!Se não houvesse falta de água,não houvesse tantos fogos nada disto acontecia,mas o humano destrói tudo,claro que os bichos tem fome e sede para chegarem ao ponto de se chegarem aos humanos assim.

      1. Exatamente! Vivi em Abrantes, grande parte da minha infância e lembro-me de que todos os anos pelo verão, era sempre o mesmo: incêndios provocados! POBRES ANIMAIS!! Pergunto-me quando é que os humanos irão começar a comportar-se como animais racionais que pensam que são. Muitos já o fazem, mas a maioria…. É uma tristeza!!

  2. Será que no meio da brincadeira, alguém deu água e comida aos animais ..?! É óbvio que eles deviam estar baralhados, no meio de tanta gente a querer agarrá-los para brincar. Nós humanos, sem querer ou não estamos a destruir toda a vida animal que sustenta o Planeta e a Humanidade. Não é caso para rir !

  3. Concordo plenamente com o sr. Luís, mas acrescento ainda a displicência de muitos políticos, que nos atiram poeira, quando deviam alterar a lei em relação aos incendiários que atuam deliberadamente. Pobre país entregue à incompetência

  4. É quando os javalis, numa só noite, destroem o trabalho de todo um ano do pequeno agricultor que não quer deixar o seu terreno entregue às silvas, netos e ao fogo?
    Os meninos da cidade que esclareçam.

    1. Os meninos da cidade também não estão de acordo com incompetência dos governos.Mas sabem que a culpa não é dos javalis que se têm fome,têm de comer.A culpa é do bicho HOMEM.Que vai ocupando todas as áreas, sem RESPEITAR,os nossos companheiros da viagem, por este Planeta.Cada ser vivo ,tem de estar no seu Habitat e aí já não sucedia aquilo que o preocupa.

    2. Os menos da cidade , ou seja 80% da pop.hoje em dia caso esteja interessado em saber , sabem bem que se não houver caça ou algum controlo de animais selvagens quem sofre será a agricultura e por consequencia todos nós . Mas para responder à sua provocacao direi , os poucos meninos do Campo em X de votarem no PS e na esquerda por causa dos subsidiozinhos , vejam o q esta gente defende e a quem se alia o PS ( AO PAN q dá mais Valor AOS animais do q AOS humanos ,).

  5. Pois é.
    Enquanto o país for governado pelos meninos da cidade isto não vai lá.
    É ver a solução para os incêndios.
    Acoimam-se os proprietários florestais (=os nossos velhinhos já incapazes de cumprir as preclaridades urbanas) e a coisa está resolvida.

  6. Concerteza têm fome já que o habitat deles está cada vez mais pequeno, com tantos incêndios, quando os incêndios acontecem, não são apenas casas e pessoas que ficam em perigo, é toda uma fauna e flora de um pais que desaparece, temos uma politica de defesa da floresta inexistente, e um espírito/comportamento civico muito abaixo de muitos países europeus.

  7. Tanta hipocrisia, tanta doença mental, tanta inteligência via faces books e similares, mas ao mesmo tempo, tanta fala de cor que agora é apanágio destas novas gerações (salvo boas excepções).
    Então qual é o espaçosas ter ideias próprias e a capacidades de as discutir honestamente e sem PRE MOLDES, e com tiques de manada antiga

  8. Os animais têm fome, senão não se arriscavam a tanto. As autoridades deviam controlar as espécies, mas infelizmente vivemos num país atrasado e de gestao incompetente, que apenas se preocupa com os tachos políticos

  9. Mas os incêndios são aonde , na cidade ou nas matas ou nos campos e quem tem sido agarrado são daonde são do campo e então como ficamos, porquê estar a falar coisas que não condiz , ,,era mas era ter respeito pelos bombeiros e os animais ,,e tentar denunciar essas jentes que são quase sempre os mesmos incendiários ,, porque pelas notícias que tenho vindo a ler os incendiários já tem um rol de incêndios ,, que até parece uma profissão,, é mas é acabar com essas gente de uma vez e sua pedófilos igual ,,,,,, é triste todos os anos morrem bombeiros e feridos a tentar salvar pessoas e a natureza e animais ,,,,, respeito e responsabilidade para os juízes que estão sempre a safar esses nojentos ,, obrigado boa 🌃 noite

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *