Já é conhecida a oferta formativa em termos de cursos profissionais para o novo ano letivo 2020-2021 nas escolas do concelho de Abrantes, tendo a vereadora com o pelouro da Educação, Celeste Simão, dado conta que os mesmos “dão continuidade ao trabalho que se está a desenvolver de consolidação da oferta formativa e que resultam da articulação entre as várias entidades e de forma a responder às necessidades apontadas no catálogo da Agência Nacional para a Qualificação e necessidades locais”.
Nesse sentido, e tendo feito notar a “articulação” entre a Câmara Municipal, que serve de mediador neste processo, os Agrupamentos de Escolas (Nº 1 e Nº 2), Escola Profissional de Desenvolvimento Rural (EPDRA) e Escola Superior de Tecnologia (ESTA) a par da “concertação ao nível da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo para harmonização da oferta na região”, Celeste Simão deu conta em reunião de executivo dos vários cursos profissionais que Abrantes vai disponibilizar no novo ano letivo.
Assim, o Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes, “além dos cursos na área das ciências e tecnologia, vão focar-se na oferta profissional porque esta oferta é que é determinante”, notou, tendo referido que este Agrupamento vai ter a funcionar “o curso profissional de Técnico de Desporto, que vai funcionar na Escola D. Miguel de Almeida, e o curso profissional de Ação Educativa na mesma escola”. Na Escola Dr. Solano de Abreu, escola sede do Agrupamento Nº 1, “funcionará o curso profissional de Técnico de Instalações Elétricas e o curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos”.
Relativamente ao Agrupamento de Escolas N.º 2, a vereadora destacou “a questão do ensino artístico e especializado no 5.º ano de escolaridade com o curso básico de Música e o curso básico de Dança em continuidade” na Escola Dr Manuel Fernandes, escola sede do Agrupamento e onde irá funcionar o curso profissional de Intérprete, Ator e Atriz e ainda o curso secundário de Música. Na Escola Octávio Duarte Ferreira, em Tramagal, funcionará o curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial e Metalurgia e o de Metalomecânica, “dando continuidade aquilo que já está a ser feito”.
A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA) terá o curso de Técnico de Gestão Equina, de Produção Agro-Pecuária, de Cozinha e Pastelaria, Turismo Ambiental e Rural, Técnico de Recursos Florestais e Ambientais e o de Técnico Auxiliar de Saúde, deu conta Celeste Simão relativamente a uma escola que vai ministrar ainda os cursos de educação e formação tipo II, nomeadamente o de Tratador e Desbastador de Equinos e o de Pastelaria e Padeiro.
Relativamente à Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), a responsável referiu os cursos de Som e Imagem, Manutenção de Sistemas Mecatrónicos, Informática, Animação e Modelação 3D, Realização e Produção Televisiva, Design e Desenvolvimento de Produto, Web e Dispositivos Móveis, tendo feito notar que os TESP (Curso Técnico Superior Profissional) “estão sujeitos ao número de candidatos suficientes para abrir a turma”.
Celeste Simão fez notar que, “com a promoção das ofertas formativas qualificantes e a sua relação com o emprego, um dos objetivos é articular e harmonizar a oferta formativa do concelho”, além da referida “concertação ao nível da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo para harmonização da oferta na região”.