Foto: DR

A Câmara Municipal de Abrantes instalou, desde o início do ano, cinco desfibrilhadores em equipamentos desportivos municipais do concelho, agindo em conformidade com a recomendação da resolução da Assembleia da República neste âmbito. Os técnicos municipais receberam também formação para o efeito. Os desfibrilhadores automáticos externos (DAE) pretendem vir a assegurar uma “resposta rápida em situações de paragem cardiorrespiratória” nas instalações desportivas de “maior utilização”.

Estes equipamentos foram instalados, segundo informação da autarquia, nos Pavilhões Desportivos do Tramagal e do Pego, no Estádio Municipal de Abrantes, no Complexo Municipal de Piscinas e no Campo de Futebol nº 3, em Rossio ao Sul do Tejo, estando “em cabines especialmente preparadas para o efeito e devidamente sinalizadas”.

Tal representou um investimento de 6.000 euros por parte da autarquia, tendo como objetivo “aumentar a segurança e qualidade do serviço e, sobretudo, salvar vidas”.

Também os técnicos municipais afetos a estas infraestruturas receberam reforço de formação em suporte básico de vida e de desfibrilhação automática externa.

A autarquia lembra que “a Resolução da Assembleia da República n.º 262/2021 recomenda a instalação destes equipamentos em todos os recintos desportivos e escolas e o reforço da formação em suporte básico de vida”.

Apesar de não ser obrigatória a sua instalação, considera a Câmara de Abrantes que se trata de “um elemento importante para segurança dos utilizadores dos equipamentos, nomeadamente os praticantes de desporto e o público em geral”.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.