A banda do Tramagal que decidiu desafiar os deuses em 2001 ao reinventar-se como “Hyubris” voltou a confrontá-los esta sexta-feira, dia 3, no Cineteatro S. Pedro, em Abrantes. A divindade decidiu contra-atacar com um temporal depois de uma semana em que as notícias davam conta de seca extrema. No entanto, o “dilúvio” não arrastou a persistência dos fãs que quiseram ouvir ao vivo os temas que marcam um percurso musical de quase duas décadas.
Acompanhámos o grupo cujo nome inicial, “Lupakajojo”, resultava das iniciais dos primeiros elementos até ao dia em que os primórdios ligados ao heavy-metal se metamorfosearam numa sonoridade própria influenciada pelo folk. A ascensão da banda começou com o EP “Desafio”, ao qual se seguiram os álbuns “Hyubris” e “Forja” e a passagem por festivais e programas televisivos.
Conversámos com a vocalista Filipa Mota e o teclista João David, sentimos a correria dos bastidores e ouvimos temas como “Hyubris”, “Avalon”, “Fadas”, “Zépico” e “Terra Prometida” na primeira fila da plateia (quase cheia). Os bombos do Grupo Arrebimba Fundo e a guitarra portuguesa aliaram-se ao espírito desafiador da banda no último espetáculo do ano em que reapareceram nos palcos.
As surpresas não se ficam por aqui e o desafio vai continuar em 2018 com a perspetiva de lançamento do novo álbum com a “maturidade” que os elementos da banda dizem ter conquistado nos quatro anos em que o público ansiou o seu regresso. Veremos como irão reagir os deuses perante a nova “arma”. Para já, podemos dizer que a batalha travada na noite em que a chuva não deu tréguas foi ganha pelos “Hyubris”.