A proposta foi apresentada em reunião de Câmara do dia 31 de maio, tendo merecido consenso de todo o executivo. O objetivo é “valorizar e agradecer o espírito de resiliência, competência, criatividade e capacidade de adaptação destas estruturas durante as fases mais críticas da pandemia de covid-19”.
O reconhecimento com atribuição da Medalha de Mérito Municipal acontecerá durante as Cerimónias Oficiais do Dia da Cidade, que se realizam no dia 14 de junho.
Serão 16 as instituições distinguidas, sendo que o objetivo da autarquia passa por “valorizar e agradecer o trabalho destas estruturas públicas e qualificadas que através das suas diferentes respostas sociais, promovem o desenvolvimento pessoal, a inclusão, a coesão social e a qualidade de vida, sobretudo dos grupos sociais mais vulneráveis”.
Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, destaca “o dever de percebermos a importância destas organizações no trabalho de apoio à nossa comunidade e, em particular, nos momentos mais difíceis, a dedicação e o trabalho que tiveram para ultrapassar as dificuldades”.
O edil entende que no contexto da pandemia “todas as entidades envolvidas nas diferentes áreas fizeram um trabalho extraordinário de colaboração, de apoio, com o esforço de muitos profissionais”, acrescentando que, tal como nos dois anos anteriores, é intenção da Câmara continuar a “valorizar e homenagear outras entidades” nos próximos anos.
Serão homenageadas as seguintes instituições:
ACATIM – Ass. Com. Apoio à 3ª Idade de Mouriscas
Associação de Solidariedade Social Pró-Cultural Professor Silva-Leitão, Bemposta
Centro de Apoio a Idosos da Freguesia de Rio de Moinhos
Centro de Assistência Paroquial de S. Pedro de Alvega
Centro de Solidariedade Social Freguesia do Souto
Centro Social de Alferrarede
Centro Social do Pego
Centro Social Interparoquial de Abrantes
Centro Social Paroquial da Freguesia de S. Miguel do Rio Torto
Centro Social Paroquial de Rossio ao Sul do Tejo
Centro Social Paroquial de S. Facundo
Centro Social Paroquial de Vale das Mós
Centro Social Paroquial Nª Sª da Oliveira, Tramagal
Santa Casa da Misericórdia de Abrantes
CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes
SOLTRAM, Tramagal.