As festas de Abrantes vão decorrer no centro histórico da cidade, entre os dias 13 a 18 de junho, com concertos de GNR, Áurea, David Antunes, Átoa e Pedro Abrunhosa, entre outros. No dia 14 de junho, feriado municipal, um concerto inédito vai juntar Áurea, Pedro Abrunhosa e uma Big Band no castelo da cidade, em espetáculo que marcará a entrada no 101º aniversário de elevação de Abrantes a cidade.

As Festas vão decorrer num “registo muito próximo aos anos anteriores”, centradas no centro histórico da cidade. “Vamos dar continuidade a este figurino de festas que de modo geral agrada a todos, que traz alguma contemporaneidade, alguma vivência cosmopolita que as pessoas gostam particularmente e que nos fazem chegar esses ecos”, disse Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes.
Além das obras em curso no centro da cidade, que obrigar a alguns “ajustes em função de situações que neste momento acontecem, nomeadamente (…) com as obras que estão a decorrer no parque de estacionamento de São Domingos”, vamos manter aquilo que iniciámos em ano de centenário com um grande concerto no castelo de Abrantes. Repetimos o modelo, mas com novos nomes ou com nomes diferentes daqueles que tivemos o ano passado”, disse Maria do Céu Albuquerque, tendo acrescentado que, este ano, “as festas começam próximo do dia 14 de junho e depois decorrem até ao final da semana”, momentos que permitem conciliar com outros momentos festivos que decorrem na altura na região do Médio Tejo, nomeadamente em Constância, com as Pomonas Camonianas, e em Vila Nova da Barquinha, com as festas do concelho.

As tasquinhas e a gastronomia tradicional, as exposições e o artesanato, o desporto, os arraiais populares e os concertos musicais nas praças do centro histórico de Abrantes voltam a ser aposta do município para a edição deste ano que vai contar, no dia 14 de junho, com Áurea, Pedro Abrunhosa e a Abrantes Big Band, no dia 15 com “as Vozes de Abrantes” e um convidado, e, no dia 16, com o projeto musical Átoa. No dia 17 será a vez de assinalar o regresso à cidade de Rui Reininho e dos seus GNR, e dia 18, último dia do evento, o regresso do incontornável David Antunes e seus convidados.

“No ano passado, pedimos ao David que criasse uma música para a celebração do centenário. O David fez isso, mas não a tornámos pública porque não ficou pronta a tempo. Neste momento está pronta e portanto será, no fundo, o terminar das comemorações do centenário em 2017”, destacou a presidente.