Os campos de padel municipais estão situados no Aquapolis Norte. Foto: CMA

Nasceu o Abrantes Clube de Padel (ABCP), uma nova associação que está a dinamizar a nova escola de padel que funciona nos campos municipais no Aquapolis Norte, em Barreiras do Tejo. Rui Ramalhete é a cara do projeto, sendo gerente e treinador. Veio de Oeiras para a terra da família da esposa, em Abrantes, sendo ambos praticantes da modalidade.

Ainda pensaram abrir um clube de padel em Lisboa, mas notaram um mercado saturado e muito caro, segundo Rui. Por outro lado, conjugaram-se as condições para se mudarem para Abrantes e com isso abriu-se a possibilidade de promover este projeto.

“Vínhamos aqui quase todos os fins de semana, e apercebemo-nos que existiam campos municipais. Aliás, tentámos até jogar, estando cá a passar férias e durante a semana, e apercebemo-nos que os campos estão sempre cheios. Começámos a tentar perceber se havia interesse em abrir um clube de padel, e a Câmara mostrou-se aberta a esta situação. E eu tirei também o curso de treinador”, conta.

Rui Ramalhete é treinador e responsável pela gestão do Abrantes Clube de Padel (ABCP). Foto: DR

Refira-se que a Câmara de Abrantes autorizou o recém-criado Abrantes Clube de Padel (ABCP) a utilizar os dois campos localizados no Aquapolis Norte, fora dos horários de funcionamento do município, para o desenvolvimento do ensino da modalidade, bem como na dinamização do padel em Abrantes.

A solicitação do clube foi aprovada, por unanimidade, na reunião de Câmara de 9 de maio, com o presidente da autarquia, Manuel Jorge Valamatos, a enaltecer a constituição de uma coletividade local cuja missão passa pelo ensino e pela promoção desta modalidade emergente.

“Numa primeira fase estamos a tentar utilizar os horários menos requisitados, e enquanto escola, queremos dedicar tempo aos horários de treino para os mais novos, que poderão ter mais disponibilidade nestes horários que não são utilizados”, explica Rui Ramalhete, referindo-se ao arranque da atividade deste novo clube que se lançou ao mundo a 7 de maio.

Com os horários municipais preenchidos e uma forte adesão de uma comunidade de praticantes de padel em Abrantes, Rui Ramalhete reconhece que há uma comunidade que “já joga bastante bem, mesmo sem terem tido aulas”, assumindo que para isso contribuiu o facto de os campos terem sido gratuitos, permitindo às pessoas ali passarem tempo a aprender a modalidade e a partilhar ensinamentos.

“Há jogadores que até jogam em Tomar, como não havia aqui um clube formado”, indica.

Foto: Pexels

“Começámos do zero, temos os campos municipais, estamos a começar com oferta de aulas de experimentação. Além das aulas de experimentação, teremos presença nas Festas da Cidade com uma ativação com oferta de brindes e aulas para divulgar o nosso serviço”, adianta.

O ABCP está presente nas redes sociais, essencialmente no Facebook e Instagram, e utiliza uma aplicação que permite marcações e contacto com o clube.

Rui Ramalhete afirma que o padel “é uma modalidade acessível e muito fácil de aprender”, uma vez que é praticado num campo pequeno, por quatro pessoas, “ao contrário do ténis, onde a distância da rede torna a modalidade mais difícil de aprender”.

“Uma das mais-valias do padel é a proximidade da rede e a facilidade com que a bola passa para o outro lado, deixando mesmo as pessoas que sintam que não têm tanto jeito ou que não gostem muito de esforço físico com uma sensação de sucesso. Porque consegue fazer jogadas. Está estudado que o padel tem uma taxa de repetição de 80%, ou seja, 80% das pessoas que experimentam voltam a repetir”, indica o treinador, frisando que é uma modalidade muito jogada por mistos, o que permite convívio familiar, inclusive.

Enquanto escola de padel, o ABCP tem ao dispor uma tabela com diversos pacotes de treino ou aulas, e também com mensalidade. “Os nossos preços são muito abaixo do preço do mercado, porque temos noção que ainda não conseguimos oferecer o que outros clubes oferecem. Está previsto haver investimento no sentido de instalarmos balneários, mas só para o ano”, explica.

O ABCP tem a pretensão de que o padel entre no Desporto Escolar, conquistando faixas etárias jovens, existindo um programa da Federação Portuguesa de Padel que é “muito apelativo”, havendo questões sobre transporte a resolver.

“Também tenho combinado com os professores de Educação Física das escolas fazermos umas sessões de padel em junho, para incentivar os docentes e consequentemente os seus alunos”, nota.

Quanto ao material, Rui Ramalhete refere que é disponibilizado aos praticantes na fase de experimentação e para as aulas, reconhecendo que existe “uma lacuna” no concelho em termos de venda deste material, e por isso está na calha a abertura de loja do ABCP que permita a compra de materiais a quem entenda investir em equipamento próprio.

Abrantes Clube de Padel (ABCP) é uma associação constituída em janeiro de 2023, com enfoque na gestão de instalações desportivas dedicadas à prática de padel, e conta com Rui Pires enquanto presidente e Miguel Rosa enquanto vice-presidente. Já a Assembleia Geral é presidida por José Madrinha Bexiga, Augusto Pires e José Pedro Pereira.

O Abrantes Clube de Padel ABCP encontra-se a promover esta modalidade a partir dos campos municipais de padel, no Aquapolis Norte, nas Barreiras do Tejo.

As marcações de aulas ou aulas experimentais devem ser feitas por e-mail: info@abrantesclubedepadel.pt e para mais informações deve contactar-se 969 647 474.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *