Este domingo, 19 de agosto, foi o dia da Final e da atribuição dos lugares secundários do Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes. Para o 3º e 4º lugares jogaram, em Abrantes o Celta de Vigo e o Braga. Em Alferrarede, no campo CUF, a Seleção Concelhia e “Os Belenenses” jogaram para definição dos 5º e 6º lugares.
“Fúria espanhola” surpreendeu o Sporting de Braga
REAL CLUB CELTA DE VIGO 3 – SPORTING CLUBE DE BRAGA 1
Estádio Municipal de Abrantes
19-08-2018 (09H30)

A célebre “fúria espanhola” voltou a fazer das suas no jogo que decidiu o terceiro lugar do Torneio Internacional de Iniciados. Com uma entrada fulgurante os jovens galegos adiantaram-se muito cedo no marcador.
Dois golos nos dois primeiros minutos do jogo colocaram o Celta com os dois pés na vaga que restava no pódio.
Fernando Garrido, primeiro, e Alex Cumparada, depois, adiantaram a sua equipa.
O Braga reagiu à adversidade com os argumentos que trazia da cidade dos Arcebispos mas nunca chegou a colocar em causa a supremacia galega.

A segunda parte começou com o Braga a reduzir a expressão do marcador, por Falé, quando iam decorridos cinco minutos da segunda parte. Com muita segurança defensiva, o Celta ia espreitando uma oportunidade e Henola Abalde fixou o resultado final quando iam decorridos 24 minutos do segundo tempo.
Vitória justa de “nuestros hermanos” do Celta. Grande eficácia foi o segredo para a vitória.

Abrantinos “perfumaram” torneio caseiro
Campo “CUF”, de Alferrarede
19-08-2018 (09h30)

Para o jogo de atribuição dos lugares derradeiros do XII Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes em futebol, as equipas de “Os Belenenses” e da “Selecção de Abrantes” desceram ao sintético de Alferrarede para uma partida que acabou por superar as espectativas, uma vez que a equipa a jogar no seu concelho deu boa réplica aos jovens do Restelo que, apesar disso, não necessitaram de grande esforço para vencer a partida, bastando acelerar o seu jogo de quando em vez.
Contudo, é de registar o progresso que os jovens abrantinos demonstraram neste seu último jogo, tendo em conta o pouco tempo que tiveram para se conhecer e interagir, quer pessoal, quer desportivamente, ao contrário de todos os seus adversários, equipas estruturadas e conhecedoras dos seus ritmos competitivos.

O conjunto de Lisboa venceu por 4 a 1, mas fica registo para a festa feita pelos jovens abrantinos que mostraram em campo o prazer que tiveram em participar nesta competição e que demonstraram ser possível apresentar uma equipa com atitude e futebol para mostrar neste tipo de competições.
Arbitrada pelo jovem trio constituído por João Costa, Bernardo Fernandes e André Antunes, este confronto fica para a história com os golos dos azuis de Lisboa a serem apontados por Duarte Bonito, Gerson Tavares (2) e Edgar Costa, tendo o tento abrantino sido marcado por Vasco Henriques.

*Com José Belém (texto) e David Belém Pereira (fotos).