Abrantes recebeu na sexta-feira, 2 de agosto, a partida e a chegada da primeira etapa da 12ª edição da Volta a Portugal de Cadetes. Os ciclistas, com idades entre os 14 e os 16 anos, percorreram os 83,5 quilómetros num traçado completamente desenhado no concelho abrantino.
Debaixo dum sol impiedoso o pelotão começou por rolar compacto nos primeiros quilómetros mas o técnico Joaquim Ferreira, da equipa Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel – E.C. Car, inconformado com o rumo dos acontecimentos, fez saltar João Gomes que passou a correr em solitário. Após a passagem de Concavada um quinteto saltou do pelotão no encalço de João Gomes que foi alcançado antes da Meta Volante em Pego.

Esta meta intermédia na aldeia das casas baixas já foi discutida em sexteto sendo Diogo Sousinha (Lousa) o mais rápido à frente de Iker Bonilla e Flávio Maurício.
Apesar da perseguição dos galegos da equipa Hotel Tres Ancias-Ulb-Ms a fuga ia cimentando a vantagem que nunca chegou aos três minutos.
A passagem por Bemposta ficou marcada pela queda de Hugo Cruz (BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais) que obrigou ao abandono e a assistência hospitalar.
Pouco depois a Meta de Montanha teve em Iker Bonillo, da equipa Gimenez Ganga-Primoti-Tocobik, o vencedor, secundado por Flávio Maurício e Diogo Sousinha que na companhia de Lucas Lopes deixavam dois colegas de fuga para trás, em posição intermédia.

À passagem por Tramagal o quarteto em fuga mantinha a vantagem para o pelotão que já havia absorvido os ciclistas perseguidores.
Na meta, em Abrantes, Iker Bonilla foi mais forte que os companheiros de fuga e venceu a etapa, seguido de Flávio Maurício, Diogo Sousinha e Lucas Lopes.
O pelotão chegou um minuto e vinte e um segundos depois com Sérgio Saleiro a liderar.
Com o forte andamento a fazer “mossa” muitos ciclistas chegaram para lá do tempo limite mas o Colégio de Comissários, a pedido da Organização, resolveu admitir todos à partida da segunda etapa.

Foram repescados.
Fuga bem atacada valeu a camisola amarela a Iker Bonillo (Gimenez Ganga-Primoti-Tocobik) a que juntou a dos Pontos e Montanha.
A camisola branca (cadetes de primeiro ano) vai viajar no corpo de António Morgado (Anipura-GDM-Escola Alexandre Ruas). A Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact lidera por equipas.

Este sábado corre-se a segunda etapa num circuito a percorrer por duas vezes num total de 80 quilómetros com início e final em Castelo de Vide. A 1800 metros do final o Prémio de Montanha poderá trazer surpresas à classificação. A terceira e última etapa corre-se no domingo entre Tomar e Ourém.
FOTOGALERIA:
*Com David Belém Pereira (fotos).