Juramento de Bandeira dos formandos do RAME. Foto: mediotejo.net

Os formandos do 1º curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2017 do Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME) prestaram juramento de bandeira esta sexta-feira, dia 24, na Praça Barão da Batalha. Os 57 homens e 6 mulheres foram acompanhado por muitos familiares e amigos que se juntaram para assistir à cerimónia solene presidida pelo 2º Comandante do Comando das Forças Terrestres, Major-General Fernando Joaquim Alves Cóias Ferreira.

Presentes estiveram, igualmente, diversas personalidades ligadas a entidades públicas e militares, nomeadamente a presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, e o Comandante do RAME, Coronel de Artilharia César Reis. Ambos assistiram aos diversos momentos simbólicos que marcam o final de seis semanas de formação, tendo um deles sido a imposição de condecorações a militares e ex-militares que prestaram serviço naquela unidade militar.

Momentos protocolares da cerimónia presidida pelo Major-General Fernando Joaquim Alves Cóias Ferreira. Fotos: mediotejo.net

A Medalha de Mérito Militar (4ª classe) foi atribuída à sargento-ajudante de administração militar Teresa Pimentel e a Medalha D. Afonso Henriques Mérito do Exército (3ª classe) à tenente na reserva de disponibilidade Ana Sofia Machado. O soldado Artur Maroco recebeu a Medalha de Comportamento Exemplar (Grau Cobre) e mais de uma dezena de ex-combatentes receberam a Medalha Comemorativa das Campanhas.

Imposição de medalhas e entrega de prémio à melhor formanda. Fotos: mediotejo.net

Seguiu-se a alocução responsável pela companhia de formação, comandante Luís Freire, que se dirigiu aos jovens “que escolheram ser soldados de Portugal”, destacando a evolução dos mesmos ao longo da formação e relembrando que o percurso não termina no momento simbólico na Praça Barão da Batalha.

A última distinção da manhã foi entregue a Diana Pina, a soldado-recruta do pelotão de formandos que se distinguiu durante a instrução básica com uma classificação final de 17,66 valores, que recebeu o prémio pelas mãos dos seus avós.

Soldado Artur Maroco e sargento-chefe José Claro. Fotos: mediotejo.net

Chegou então o momento alto da cerimónia solene em que os formandos fizeram o seu juramento de bandeira, depois de enunciados os deveres militares pelo chefe da Secretaria do Comando, o sargento-chefe José Claro.

Os dois pelotões da companhia e serviço do RAME e os três pelotões da companhia de formação desfilaram em parada, prestando continência ao estandarte nacional num desfile aberto pelo 2º comandante do RAME, o tenente-coronel de infantaria António Ferreira.

A cerimónia terminou com um desfile das tropas em parada e a atuação da Banda do Exército. Fotos: mediotejo.net

A cerimónia terminou com a atuação da Banda do Exército, tendo os militares e respetivos familiares e amigos seguido para o Regimento de Apoio Militar de Emergência, onde se realizou a cerimónia de imposição de boinas.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *