As cidades de hoje e as problemáticas do mundo atual são tema da terceira edição do Festival de Filosofia de Abrantes, evento que decorre esta quinta-feira, dia 19 de novembro, em formato digital.
Com o alto patrocínio do Presidente da República, o Festival de Filosofia de Abrantes reflete nesta edição sobre a “Cidade, árvore que nos abriga e raiz que nos sustenta”, num desafio sobre o que são atualmente as cidades e o que fazemos delas. O Festival de Filosofia de Abrantes é organizado desde 2017 pelo Município de Abrantes cabendo, também nesta edição, a sessão de abertura ao presidente da Câmara Municipal.
Manuel Jorge Valamatos disse entender o Festival de Filosofia “como um evento âncora, pela diferença e pelo impacto que gera no Município e além fronteiras”. Para o presidente, o evento é tido como “um elemento fundamental no pilar da Cultura em Abrantes e de Abrantes para o mundo”.
No seu discurso de abertura, Manuel Jorge Valamatos assegurou a continuidade do Festival “com todas as parcerias consideradas pertinentes e que queiram dar o seu contributo com os nossos convidados e os nossos agrupamentos escolares […]”, e disse pretender que o Festival de Filosofia de Abrantes “perdure por muitos e bons anos, que se debata sobre os mais diversificados assuntos, com valor para o nosso concelho, para o País e para o mundo”.
Na ocasião, o presidente referiu que a estratégia Cultural do executivo “está cada vez mais focada na valorização do território, seja recuperando edifícios devolutos para a Cultura seja promovendo mais e melhores oportunidades culturais”.
Manuel Jorge Valamatos disse querer “viver mais a nossa polis, a nossa cidade, o nosso território respeitando a sua história e o seu património mas promovendo mais a ambição para com o futuro”.
O evento, neste Dia Mundial da Filosofia, acontece num formato diferente das edições anteriores, com o programa “mais curto” e “sem sessões presenciais” concentrado num dia, devido à situação de pandemia de covid-19, sendo a maioria das comunicações previamente gravadas e transmitidas ‘online’, nos canais digitais do Município de Abrantes podendo ser seguidas em qualquer parte do mundo e em qualquer momento, já que ficarão disponíveis em arquivo.
VEJA EM BAIXO O VÍDEO:
O público pode ver e ouvir as comunicações na rede social Facebook e nos canais:
http://www.bmab.cm-abrantes.pt/
https://youtube.com/channel/UCYwhE94G6Zge45QFSb5HZLQ
VEJA AQUI O PROGRAMA: