DJ Kura atua em Abrantes na noite de sábado, 6 de maio. Foto: DR

O festival abrantino dedicado às juventudes arrancou na manhã de quinta-feira no Parque Urbano de S. Lourenço, em Abrantes. Feira de Oferta Formativa, workshops, atividades lúdicas e muita música vão marcar os três dias do Festival das Juventudes que promete trazer centenas de festivaleiros ao parque urbano da cidade.

Entre 4 e 6 de maio, todos os caminhos vão dar a Abrantes para a iniciativa que assinala a sua segunda edição e cujo tema é subordinado ao mote “Constrói o teu futuro”. No âmbito desta iniciativa decorre a Feira de Oferta Formativa, para divulgar as oportunidades nas áreas da educação/formação profissional existentes nas escolas do concelho.

Durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, assinalou o início das atividades. Em passagem pelos stands expositivos, o autarca conversou com os elementos presentes e destacou a qualidade e diversidade da oferta formativa do concelho.

GALERIA

Pelo recinto e agregados à Feira de Oferta, os visitantes vão encontrar diversos stands cujo objetivo é transmitir aos jovens opções de futuro, auxiliando-os no processo de compreensão da oferta formativa que têm ao seu dispor. Dos Agrupamentos de Escolas Nº1 e Nº 2 de Abrantes, EPDRA – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural, ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, Tagusvalley, Cruz Vermelha Portuguesa, RAME – Regimento de Apoio Militar de Emergência, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Proteção Civil e Município de Abrantes, são vários os pontos em que os festivaleiros poderão parar e receber informação.

A paragem seguinte da visita do autarca aconteceu junto ao espaço destinado ao Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Abrantes, Constância e Sardoal (Canil/Gatil), que voltou a marcar presença nesta edição, numa ação de sensibilização junto dos jovens para as ações dedicadas à promoção do bem-estar animal. Durante o evento e no âmbito da campanha de adoção, estarão presentes alguns dos animais que se encontram disponíveis para serem adotados.

Durante a manhã foram vários os jovens que visitaram o recinto e participaram dos jogos preparados pela organização. Da aula de dança às partidas de xadrez, passando pelo arco e flecha, a animação foi garantida. Manuel Jorge Valamatos cumprimentou os participantes e foi ainda desafiado para uma partida de Teqball, da qual saiu a vencer.

GALERIA

Os Agrupamentos de Escuteiros do concelho de Abrantes estão ainda presentes com uma demonstração de um acampamento, que o autarca não deixou passar em branco e pelo qual se mostrou bastante interessado.

No final da visita, responsável autárquico usou da palavra começando por saudar e agradecer a presença dos alunos e de toda a comunidade, bem como as entidades presentes, sem as quais considerou “não ser possível realizar um festival com esta dimensão”.

ÁUDIO | Inauguração da 2ª edição do Festival pelo Presidente da CMA, Manuel Jorge Valamatos

“Durante estes três dias vão decorrer batismos a cavalo, atividades desportivas, jogos, workshops temáticos, aulas de música e dança, demonstração de meios de segurança e proteção, atividades com cães, entre outras”, destacou.

Durante os três dias, o Festival vai proporcionar um completo cartaz musical, animação e espetáculos, tendo Manuel Jorge Valamatos destacado a importância de todas os membros envolvidos na organização, nomeadamente das Associações de Pais que irão dinamizar a “Caminhada do Conhecimento”.

Foto: mediotejo.net

“Recordo-me há três anos quando se lançou esta ideia, achava que íamos ter aqui mais uma pequena festa, mas isso não aconteceu o ano passado. Fui surpreendido porque não fui acompanhando este processo em proximidade e quando cheguei aqui vi todo este festival montado. Julgo que tem muita dignidade e dignifica o trabalho do município e das nossas organizações”, referiu.

Para o futuro, Valamatos espera ver continuar a iniciativa, salientando a capacidade da autarquia para potenciar um Festival com ainda mais dinâmica e entusiasmo, mas recorda um trabalho que tem de ser “de todos”. “Estas coisas não dependem apenas do presidente da Câmara que tem sempre as costas largas, mas depende de todos nós, da nossa comunidade e depende fundamentalmente dos alunos, dos jovens”.

Dirigindo-se a estes últimos, que representam o público-alvo da iniciativa, o autarca afirmou que o sucesso do festival é “o sucesso dos nossos jovens”, esperando que estes mantenham atitudes “de abrantinos, porque estes pontuam e marcam por esta linguagem de solidariedade de união, de sermos verdadeiramente amigos uns dos outros e ter uma atitude cívica verdadeiramente responsável”.

Manuel Jorge Valamatos, Presidente da CMA. Foto: mediotejo.net

A encerrar o discurso de inauguração, Manuel Valamatos não esqueceu a contribuição da Feira para auxiliar a construir caminhos de futuro. “Têm aqui oportunidades de linguagens de futuro, académicas e outras profissionais. Espero que consigam viver intensamente, mas com muita responsabilidade este festival, que deve ser marcado por momentos de alegria, momentos simpáticos e qualquer coisa que desvie desta trajetória está completamente fora daquilo que são os nossos objetivos”, concluiu o responsável.

Cartaz da 2ª edição marcado por grande animação musical

Foto: CMA

A animação será uma constante durante os três dias de Festival das Juventudes, que inaugurou hoje a sua segunda edição, numa iniciativa de entrada gratuita. Além de demonstrações de teatro, dança e música, sessões de showcooking pelos alunos da EPDRA, haverá ainda um acampamento escutista que será montado pelos seis agrupamentos de escuteiros do concelho de Abrantes, num espírito de trabalho colaborativo, para exposição e visita de todos os festivaleiros.

Decorrerá ainda a final da Chuva de Talentos, um projeto das associações de pais e estudantes das Escolas Básicas e Secundárias Dr. Solano de Abreu e Dr. Manuel Fernandes que permite aos estudantes mostrarem os seus talentos.

Na edição de 2023, o cartaz musical tem como cabeças de cartaz JÜRA, nome emergente no panorama musical atual, e que atua a 5 de maio. Já a 6 de maio, sábado, será KURA, dj português reconhecido a nível internacional, a garantir uma noite bastante agitada aos presentes. A animação musical vai mais além para chegar a todos os gostos, trazendo outros nomes sonantes ao palco, desde a Dupla Mete Cassetes, DJ Sérgio B., DJ Atiik, Los Chicos e DJ DANNI VITA.

No Parque Urbano de S. Lourenço haverá ainda um espaço de pintura em grafite. O recinto contará ainda com espaços de street food e bebidas que serão da responsabilidade das Associações de Estudantes e dos Agrupamentos de Escuteiros de Abrantes.

O camping é gratuito no Parque Tejo (Aquapolis Sul/Rossio ao Sul do Tejo). O Município de Abrantes garante o transporte até ao local do Festival das Juventudes.

A iniciativa tem o estatuto de EcoEvento, cumprindo com a adequada gestão de resíduos produzidos no recinto do evento e sensibilizando os jovens para as questões da sustentabilidade ambiental.

Esta é uma iniciativa do Município de Abrantes que envolve também as Associações de Estudantes e os Agrupamentos de Escuteiros do concelho, promovendo a participação dos jovens no desenvolvimento de projetos de intervenção ativa na comunidade, despertando e promovendo o associativismo juvenil.

Jéssica Filipe

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *