O Festival ao Alto, promovido pelo Município de Abrantes no Jardim do Alto de Santo António, junto à Torre de Telecomunicações, vai decorrer entre esta sexta-feira e sábado, dias 15 e 16 de setembro, marcando o final do verão e o início de um novo ciclo e novas rotinas das famílias e jovens com o regresso às aulas. Com entradas gratuitas, depois de abertura pelo DJ Quinas, sobem ao palco na primeira noite os Super Mars, banda de tributo a Bruno Mars, e Dj Amarelo.
Durante a tarde, o Jardim já estava recheado de pontos de animação, atividades radicais e desportivas, e ainda com espaços de street food, com famílias e as suas crianças a experimentarem as diversões enquanto se ouviam os músicos da Sociedade Filarmónica Mourisquense em arruada.

Na abertura oficial, o presidente de Câmara disse que a localização deste festival encerra uma especificidade interessante, pelo facto de ser um local que marcou várias gerações de alunos, dado que ali se localizavam as antigas piscinas, mas também por ser um jardim próximo das escolas secundárias de Abrantes e que por isso é muito frequentado pelos jovens há várias décadas.
Manuel Jorge Valamatos fez ainda referência ao enquadramento daquele ponto da cidade, mencionando os courts de ténis e a dinâmica deste desporto em Abrantes, bem como a requalificação do Luna Hotel Turismo, “uma referência para a cidade”, além do Elétrico onde se situa a pizzaria que faz as delícias da juventude, bem como o Edifício Pirâmide, local de muitos encontros e convenções que recebe centenas de pessoas em encontros e outras iniciativas.

Destacando a beleza e centralidade do jardim, e o facto de ser acolhedor e a única localização possível para um festival que quer, precisamente, valorizar este mesmo local, o presidente de Câmara referiu trata-se de um “espaço muito urbano, perto das escolas secundárias, e um espaço de memória coletiva dos abrantinos”, e onde pretende atrair as famílias e as suas crianças.
Apesar de as condições atmosféricas previstas não serem as melhores, o autarca tem esperança que São Pedro dê tréguas e permita usufruir deste derradeiro festival a marcar a despedida do verão e o reiniciar de rotinas.

“Temos um programa musical muito interessante, com excelentes interpretações que vão passar por este palco, do panorama local, regional e nacional. E temos ainda um conjunto de divertimentos dentro da linguagem de atividades para a família, para os mais novos e para os menos novos”, notou.
Há ainda tasquinhas e espaços de street food, com comerciantes da cidade e coletividades presentes na iniciativa.
“Só vivendo é que verdadeiramente se dará o valor merecido a este festival muito interessante”, defendeu o edil, frisando que o conceito serve ainda a vontade de promover e divulgar esta zona da cidade.
GALERIA DE IMAGENS
Naquele que é um festival para as famílias, o espaço “Altamente” volta a marcar presença e a oferecer diversão para todos, este ano com o “Surf mecânico” e o “Aerotrim”, equipamento criado pela NASA para treinar astronautas e que permite ao utilizador conhecer a sensação única de ausência de peso.
Depois do sucesso nas Festas da Cidade, está de regresso a plataforma Booth 360, que permite criar vídeos instantâneos, prontos a partilhar nas redes sociais. Também estará disponível durante os dois dias do Festival ao Alto, a par com atividades outdoor e muitas surpresas.
A Banda Filarmónica Mourisquense e a Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficiência Riomoinhense irão protagonizar momentos de “Bandas ao Alto” e o Grupo de Teatro Palha de Abrantes irá protagonizar “Teatrices no Jardim”, com pequenas performances.

O Festival ao Alto volta a ser considerado um Ecoevento pela Valnor, voltando a privilegiar-se o uso de copos reutilizáveis. Haverá espaços de street food dinamizados por empresas locais, oferecendo desde hambúrgueres, kebabs, pão com chouriço e bifanas.
Depois de DJ Quinas inaugurar o palco do Festival ao Alto, esta sexta-feira, dia 15 de setembro, sobem ao palco os Super Mars, um tributo a Bruno Mars, a partir das 22h30. O resto da noite fica a cargo de Dj Amarelo.
No sábado a cantora e compositora portuguesa Nena é a cabeça de cartaz do Festival ao Alto 2023 por onde irão ainda passar o Dj Matoxa e os Rapazes da Ramboia.

Fico muito feliz por Abrantes ter estes eventos pois temos tão poucas coisas na terra .
Vivo aqui na Avenida das Forças Armadas e é muito bonito ouvir a música .
Força Abrantes.
Aja ALGUMA coisa para animar a terra.
ALEGRIA 😂