Festa na Encosta da Barata celebra o Verão e os Santos Populares em Abrantes. Foto: CMA

A programação resulta da parceria entre o Município de Abrantes, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e um conjunto de parceiros locais, sendo que esta festa pretende marcar o início do Verão e celebrar os Santos Populares com a comunidade na Festa da Encosta, numa altura em que proliferam os festejos de verão nas diversas aldeias e localidades.

No dia 24, a festa começou com uma arruada pela Banda Filarmónica Mourisquense, cerca das 19h00, tendo desfilado pela urbanização. À noite houve lugar a uma sessão gratuita de cinema, no Anfiteatro ao Ar Livre da Encosta da Barata, com um filme de animação para todas as idades.

Projeto Encosta Viva tem dinamizado ações junto da urbanização e da sua comunidade, promovendo mercados, atividades culturais e recreativas e outros. Foto: TAGUS

Este sábado, o programa iniciou cerca das 9h00 com a abertura do Mercado de Verão, com os produtos agroalimentares e artesanato do Ribatejo Interior, sendo depois inaugurada de forma institucional esta festa, contando com a presença de representantes do Município de Abrantes, da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, e do programa Bairros Saudáveis. Ainda na manhã deste sábado decorreu a oficina Hortas em Casa, com Nuno Alves, produtor agrícola do Ribatejo Interior, que ensinou a produzir rebentos comestíveis.

Até domingo, 26 de junho, o Clube Náutico de Abrantes, Associação de Basquetebol de Santarém e o Município de Abrantes dinamizam em conjunto o Torneio de Basquetebol 3×3. As atividades desportivas complementam-se com uma demonstração de Laser Run, pela Casa do Benfica de Abrantes.

Projeto Encosta Viva. Foto: TAGUS

Mas a animação deste sábado vai mais além, contando ao final da tarde com as Marchas Populares da Companhia dos Alegres e da Escola dos Sorrisos do Centro de Apoio a Idosos da Freguesia de Rio de Moinhos, acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Riomoinhense. No final deste último momento, inicia-se um arraial pela noite dentro com tasquinhas de comidas e bebidas e música com a atuação dos Tens Cóvir.

No domingo, além da continuação da prova de basquetebol no campos de jogos, estarão disponíveis os Jogos do Helder, das 10h00 às 17h00.

A Festa da Encosta será o “último grande evento do Encosta Viva que, desde dezembro, tem dinamizado um conjunto de atividades diversificadas, que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade de um dos bairros mais populosos de Abrantes”, refere a TAGUS em nota de imprensa.

Demonstração de Laser Run, pela Casa do Benfica de Abrantes. Foto: TAGUS

O projeto prevê ainda dinamizar, até 31 de agosto, um conjunto de iniciativas, nomeadamente “Pensar a Encosta”, promovendo a coesão social, a “Encosta Empreendedora”, proporcionando o aumento de competências e da empregabilidade, a “Encosta Saudável”, que pretende combater o isolamento e promover hábitos de vida saudáveis e a “Encosta com Arte” permitindo o livre acesso à cultura.

O projeto “Encosta Vida”, do programa Bairros Saudáveis, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e tem como parceiros, além do Município de Abrantes e a TAGUS, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola António Torrado, a Associação dos Escoteiros de Portugal – Grupo 280 de Abrantes, o Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 172 de Abrantes, a Cres.Ser – Associação de Desenvolvimento Pessoal e Comunitário, a Escola Básica António Torrado do Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes e a União de Freguesias de Abrantes (S. Vicente e S. João) e Alferrarede.

O objetivo principal é “desencadear mecanismos de organização que sustentem a criação de uma Associação de Moradores, com todas as vantagens que isso trará para a comunidade residente e empresária”.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.