A tradicional Feira de São Matias regressa ao Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, entre os dias 17 de fevereiro e dia 5 de março. A roda gigante, carrosséis, pista de carros de choque e outros divertimentos são algumas das atrações do certame, a par de espetáculos musicais e uma mostra de atividades económicas.
A roda gigante, a maior de Portugal com os seus 32 metros de altura, que foi uma das novidades do secular certame no ano passado, regressa nesta edição 2023 e promete ser um dos principais motivos de atração e curiosidade, pela sua dimensão e luminosidade.
Espetáculos musicais e uma Mostra de Atividades Económicas, que visa promover e dar a conhecer empresas locais, são as grande novidade da edição deste ano da centenária Feira de S. Matias .
Assim, aos tradicionais equipamentos de diversão, espaços de venda a retalho, zona de exposição e venda de máquinas, equipamentos e alfaias agrícolas, zona de produtos alimentares e de bebidas que compõem a Feira de S. Matias, este ano junta-se a Mostra de Atividades Económicas, numa tenda instalada no relvado do hipódromo, onde estão presentes agentes empresariais para dar a conhecer os seus produtos e serviços.
Numa parceria do Município de Abrantes com a Associação Comercial e Empresarial de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação e Vila de Rei, TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia, Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém e Associação dos Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação, a Mostra de Atividades Económicas funciona às sextas-feiras, sábados e domingos, com a dinamização de várias atividades pelos parceiros presentes.
A animação musical marca presença nesta edição da centenária Feira de S. Matias e vai contar com a atuação de Quim Barreiros (4 de março), com os Arrembibá Fundo – Orquestra de Percussão da Casa do Povo de S. Facundo (17 de fevereiro), Concertinas Sons Lusitanos (19 de fevereiro), o grupo Cant´Abrantes (26 de fevereiro), o espetáculo infantil com o Avô Cantigas (24 de fevereiro) e um baile com o grupo “Tens Cóvir”, na noite de 20 de fevereiro, em jeito de baile de Carnaval.
A Feira de São Matias, que remonta ao século XIII, é uma organização da Câmara de Abrantes, sendo considerada um dos ‘ex-líbris’ culturais do concelho e motivo de atração e desenvolvimento local e regional.

A roda gigante volta a marcar presença na Feira de S. Matias, proporcionando aos utentes uma vista panorâmica única sob o local onde ficará instalada (junto ao rio Tejo). Com 24 cabines, a roda gigante dispõe de uma cabine preparada para pessoas com mobilidade reduzida.
A zona de equipamentos de diversão será composta por 25 atrações, carrosséis e divertimentos, destinados ao público em geral, infantil e familiar, onde se inclui uma pista de carros de choque, três divertimentos radicais, quatro divertimentos familiares e sete equipamentos de diversão infantil.
Entre as novidades está a pista americana, dirigida a crianças com piscina de bolas e trampolins, e o king, equipamento de diversão radical que faz loopings, constituído por um pêndulo central oscilatório e rotativo.
A Feira de S. Matias conta com as habituais quinquilharias, cestaria e artigos em verga, cutelaria, malas, flores e plantas, têxteis, loiça, calçado, o pão com chouriço e bifanas fabricados em cozinha própria, bebidas e doçaria onde se inclui o torrão de Alicante, as farturas, churros, pipocas, algodão doce, waffles e crepes recheados, fabricados ao vivo.
A Feira de S. Matias funciona de segunda a quinta-feira, das 14h00 às 23h00; às sextas-feiras e sábados, entre as 12h00 e as 00h00; e aos domingos, entre as 12h00 e as 23h00.

A Feira de São Matias decorre no espaço do Aquapolis, nas margens ribeirinhas do Tejo, em Rossio ao Sul do Tejo, no concelho de Abrantes, de 17 de fevereiro a 5 de março.

Gostei muito da feira 👍👍👍