Feira de São Matias regressa a Abrantes entre os dias 17 de fevereiro e 5 de março. Foto arquivo: Luís Ribeiro

A tradicional Feira de São Matias regressa ao Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, entre os dias 17 de fevereiro e 5 de março. A roda gigante, carrosséis e outros divertimentos, espaços com jogos eletrónicos, barracas de quinquilharia, exposição e venda de viaturas e de alfaias agrícolas, bares, rulotes de farturas, pipocas e algodão doce são algumas das atrações do certame, a par de espetáculos musicais e uma mostra de atividades económicas.

A roda gigante, a maior de Portugal com os seus 32 metros de altura, que foi uma das novidades do secular certame no ano passado, regressa nesta edição 2023 e promete ser um dos principais motivos de atração e curiosidade, pela sua dimensão e luminosidade.

A Mostra de Atividades Económicas, que irá dar a conhecer empresas locais, é a grande novidade da edição deste ano em Abrantes da centenária Feira de S. Matias que está de regresso ao Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, de 17 de fevereiro a 5 de março.

Aos tradicionais equipamentos de diversão, espaços de venda a retalho, zona de exposição e venda de máquinas, equipamentos e alfaias agrícolas, zona de produtos alimentares e de bebidas que compõem a Feira de S. Matias, este ano junta-se a Mostra de Atividades Económicas que irá decorrer numa tenda que será instalada no relvado do hipódromo, onde irão estar presentes os agentes empresariais que irão dar a conhecer os seus produtos e serviços.

Numa parceria do Município de Abrantes com a Associação Comercial e Empresarial de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação e Vila de Rei, TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia, Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém e Associação dos Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação, a Mostra de Atividades Económicas irá funcionar às sextas-feiras, sábados e domingos, com a dinamização de várias atividades pelos parceiros presentes.

A animação musical vai estar fortemente presente nesta edição da centenária Feira de S. Matias que irá contar com a atuação de Quim Barreiros (4 de março), com os Arrembibá Fundo – Orquestra de Percussão da Casa do Povo de S. Facundo (17 de fevereiro), Concertinas Sons Lusitanos (19 de fevereiro), o grupo Cant´Abrantes (26 de fevereiro), o espetáculo infantil com o Avô Cantigas (24 de fevereiro) e um baile com o grupo “Tens Cóvir”, na noite de 20 de fevereiro, a anteceder o Carnaval.

A Feira de São Matias, que remonta ao século XIII, é uma organização da Câmara Municipal de Abrantes, sendo considerada um dos ‘ex-líbris’ culturais do concelho e motivo de atração e desenvolvimento local e regional.

Roda gigante na edição de 2022 na Feira de São Matias. Créditos: CMA

A roda gigante volta a marcar presença na Feira de S. Matias, proporcionando aos utentes uma vista panorâmica única sob o local onde ficará instalada (junto ao rio Tejo). Com 24 cabines, a roda gigante dispõe de uma cabine preparada para pessoas com mobilidade reduzida.

A zona de equipamentos de diversão será composta por 25 atrações, carrosséis e divertimentos, destinados ao público em geral, infantil e familiar, onde se inclui uma pista de carros de choque, três divertimentos radicais, quatro divertimentos familiares e sete equipamentos de diversão infantil.

Entre as novidades está a pista americana, dirigida a crianças com piscina de bolas e trampolins, e o king, equipamento de diversão radical que faz loopings, constituído por um pêndulo central oscilatório e rotativo.

A Feira de S. Matias conta com as habituais quinquilharias, cestaria e artigos em verga, cutelaria, malas, flores e plantas, têxteis, loiça, calçado, o pão com chouriço e bifanas fabricados em cozinha própria, bebidas e doçaria onde se inclui o torrão de Alicante, as farturas, churros, pipocas, algodão doce, waffles e crepes recheados, fabricados ao vivo.

A Feira de S. Matias funcionará de segunda a quinta-feira, das 14h00 às 23h00; às sextas-feiras e sábados, entre as 12h00 e as 00h00; e aos domingos, entre as 12h00 e as 23h00.

Roda gigante foi uma das novidades e um dos atrativos da Feira de São Matias 2022. Foto: mediotejo.net

A Feira de São Matias vai decorrer no espaço do Aquapolis, nas margens ribeirinhas do Tejo, em Rossio ao Sul do Tejo, no concelho de Abrantes, de 17 de fevereiro a 5 de março.

A inauguração do certame está agendada para o dia 17 de fevereiro, às 18h00.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *