Feira de São Matias decorre em Abrantes até ao dia 10 de março. Foto: CM ABT

Abrantes está a acolher a centenária Feira de São Matias até ao dia 10 de março, evento que está a animar a zona ribeirinha de Rossio ao Sul do Tejo com os tradicionais carrocéis, carros de choque e outros divertimentos eletromecânicos, bares, rulotes de farturas, roupas e calçados, para além dos tradicionais espaços com os torrões de Alicante, pinhões, pipocas e algodão doce, sendo esta a primeira feira do ano a marcar o calendário dos feirantes portugueses.

Na sessão de abertura, a presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque [ainda em exercício no dia 15 de fevereiro] fez a tradicional visita aos feirantes presentes e convidou os vereadores presentes para uma voltinha nos carrinhos de choque, tendo dado conta que a próxima edição da Feira de São Matias vai, não só decorrer num novo espaço [no Vale da Fontinha], como vai contar com um novo modelo de organização em termos de funcionamento e atratividade.

Feira de São Matias assenta arraiais em Abrantes até ao dia 10 de março. Foto: mediotejo.net

“No próximo ano vamos inaugurar a Feira de São Matias já no novo espaço, que contamos inaugurar primeiro com o mercado semanal”, disse Maria do Céu Albuquerque, no seu último ato público na qualidade de presidente da autarquia [entretanto tomou posse como secretária de Estado do Desenvolvimento Regional] relativamente a uma obra que está a decorrer no Vale da Fontinha, no centro da cidade de Abrantes, e que “criará definitivamente as condições para que esta Feira se possa realizar da melhor maneira”.

A autarca referiu ainda o “compromisso público” no sentido de se estar a “trabalhar na criação de um novo modelo de organização, de funcionamento, e de atratividade para esta Feira”.

“Temos a consciência que temos de preservar a identidade, a memória e a tradição mas também sabemos que hoje temos de ser cada vez mais atrativos e ao encontro de outros públicos e tornar estes eventos cada vez mais apelativos e que sirvam não só a fruição dos locais (…) mas que sejam fator de atração maior e que, com isso, possamos fomentar a nossa economia local”.

Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM Abrantes, anunciou um novo modelo para a Feira a partir de 2020. Foto: Maria Fonseca

Os terrenos circundantes ao espaço ribeirinho do Aquapolis, na margem sul, em Rossio ao Sul do Tejo, são o local escolhido para a realização da Feira de São Matias pelo quinto ano consecutivo, evento que  está aberto ao público no horário de segunda a sexta-feira, das 13:00 às 24:00, e aos sábados e domingos das 10:00 às 24:00.

A Feira de S. Matias é uma organização da Câmara Municipal de Abrantes cuja realização remonta ao século XIII.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *