Após um ano de interregno, a centenária Feira de São Matias vai voltar a realizar-se no Aquapolis sul, em Rossio ao Sul do Tejo, de 23 de fevereiro a 13 de março, dando início ao calendário nacional das feiras tradicionais.
Tendo como grande novidade, este ano, a roda gigante, com uma altura de 34 metros, 24 cabines e uma lotação de 144 passageiros, a Feira de São Matias conta com as habituais atrações como sejam os divertimentos, espaços com jogos eletrónicos, cestaria, loiças de barro, cutelarias, móveis, quinquilharia, venda de alfaias agrícolas, farturas, pipocas e algodão doce, entre outras.
Está também agendada diversa animação cultural a realizar no recinto da Feira nos dias 26 e 27 de fevereiro e nos dias 1, 5, 6, 12 e 13 de março, às 15h00 e às 17h00.
Durante a reunião de Câmara Municipal, esta terça-feira, o presidente Manuel Jorge Valamatos deu conta da existência de algumas dúvidas sobre a realização da Feira, há um mês.
Tendo em conta a pandemia “há 15 dias foi desenhado um plano para a Feira”, mas “felizmente essa situação alterou-se” podendo, no entanto, haver “alguns condicionalismos”, adverte.
Assim, apesar de se verificar o alívio das medidas aplicáveis no âmbito da pandemia de Covid-19, o uso da máscara deve ser cumprido, assim como o distanciamento interpessoal, a desinfeção regular das mãos e o cumprimento das normas de etiqueta respiratória.
O plano de contingência da Feira de São Matias prevê a existência de uma área de isolamento no Parque Tejo.
Na reunião de executivo o vereador do PSD, Vitor Moura, volta a criticar a Feira de São Matias, pegando numa afirmação realizada na ultima sessão, reafirma que “não levaria nenhuma visita” à Feira porque gostar de Abrantes e portanto pelo “orgulho abrantino” pretendia evitar que visse uma “Feira muito fraquinha”.
Acrescentaria que oportunamente o PSD “falará de outras coisas em que Abrantes também não é forte”.
ÁUDIO| VEREADOR DO PSD, VITOR MOURA:
Vitor Moura afirmou que irá “adorar ver a Roda” mas não gastaria 15 mil euros para instalar aquele equipamento durante Feira de São Matias. No entanto, deixou no ar que uma instalação definitiva naquele espaço seria mais viável.
Por seu lado, Vasco Damas do movimento independente ALTERNATIVAcom felicita a Câmara Municipal pela Feira de São Matias e pelo “rasgo” de trazer para Abrantes a Roda Gigante “apesar de ter um custo de 15 mil euros para montar e desmontar”.
ÁUDIO | VEREADOR DO ALTERNATIVAcom, VASCO DAMAS:
Em resposta, Manuel Jorge Valamatos explica tratar-se de uma “ambição” do executivo “valorizar e atrair pessoas” para a Feira, e também para aquele espaço ribeirinho em Rossio ao Sul do Tejo.
“A Feira de São Matias foi colocada no Aquapolis Sul sobretudo pela valorização das margens do rio” lembrando o investimento municipal para “infraestruturar o Aquapolis não apenas para a Feira de São Matias mas para outros eventos”.
ÁUDIO | PRESIDENTE CM ABRANTES, MANUEL JORGE VALAMATOS (PS):
A Feira de São Matias funcionará de segunda a quinta-feira, das 16h00 às 23h00, e às sextas, sábados, domingos e feriados das 12h00 às 00h00.
A inauguração da Feira de São Matias está agendada para esta quarta-feira, dia 23 de fevereiro, às 18h00.
É de saudar o regresso da feira de S.Matias ao Aquapolis- Rossio ao Sul do Tejo-Abrantes. MAS… há que fazer um lamento ” ainda não houve tempo(ou será falta de dinheiro?) para a Câmara Municipal ter activado o açude insuflável “.