Morreu o abrantino José Bioucas-Dias, um dos investigadores mais influentes do mundo. Créditos: DR

O investigador José Bioucas-Dias, natural do Tapadão, freguesia de Alferrarede, concelho de Abrantes, faleceu esta terça-feira, com 60 anos, vítima de doença prolongada. Em 2019, José Bioucas-Dias encontrava-se entre os investigadores mais influentes do mundo, pelo segundo ano consecutivo, ao figurar no top de 1% de cientistas cujo trabalho é mais citado por outros colegas, na sua área, no caso na categoria de Geociências.

José Bioucas-Dias foi professor no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, na Área Científica de Telecomunicações, no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, sendo investigador sénior de Análise de Padrões e Imagens de Tecnologia de Informação.

A União de Freguesias de Alferrarede e Abrantes, já lamentou a morte do ilustre abrantino, com uma mensagem de condolências na sua página oficial. “Portugal e todo o mundo científico ficaram mais pobres. O Sr Professor Doutor José Manuel Bioucas Dias partiu, deixou um imensurável legado ao mundo da investigação e da ciência. José Bioucas como gostava de ser chamado, nasceu no Tapadão em Alferrarede, ficará para sempre recordado pela sua humildade e simplicidade mas também por todo o reconhecido trabalho que desenvolveu no campo das Geosciências”, pode ler-se na missiva.

As cerimónias fúnebres realizam-se na quinta-feira, na igreja de Moscavide, seguindo depois o corpo para o crematório dos Olivais, pelas 15:00.

José Bioucas-Dias entre os investigadores mais influentes do mundo

O abrantino José Bioucas-Dias figurava em 2019 entre os investigadores mais influentes do mundo, pelo segundo ano consecutivo, ao integrar o top de 1% de cientistas cujo trabalho é mais citado por outros colegas, na sua área, no caso na categoria de Geociências.

Segundo a Clarivate Analytics, a lista apresenta as “mentes científicas mais influentes do mundo”, representando uma das fontes de maior prestígio para avaliar o impacto de publicações científicas, investigadores e instituições.

José Bioucas-Dias foi professor no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, na Área Científica de Telecomunicações, no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, sendo investigador sénior de Análise de Padrões e Imagens de Tecnologia de Informação.

Foi a terceira vez que José Bioucas-Dias integrou a lista, a última das quais publicada em dezembro de 2019. A primeira ocorreu em 2015. Segundo o Web of Science Group, em 2019, o abrantino foi citado 13.136 vezes em 244 publicações.

Todos os anos o Web of Science Group identifica os investigadores mais influentes do mundo, ou seja, aqueles que foram citados com mais frequência pelos seus pares na última década. Em 2019, menos de 6300, contabilizando 1%, dos investigadores do mundo, em 21 áreas de investigação, conquistaram essa distinção.

A lista com os investigadores mais citados em 2019 representa mais de 1200 instituições, em mais de 60 países, incluindo 23 vencedores do Prémio Nobel, três dos quais receberam o prémio Nobel este ano.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *