Maria de Lourdes Pintasilgo. Créditos: DR

A Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, vai receber, de 15 de janeiro a 15 de fevereiro, uma exposição biográfica de Maria de Lourdes Pintasilgo, uma abrantina que foi a primeira mulher a assumir o cargo de primeiro-ministro em Portugal.

Esta exposição, cedida pela Fundação Cuidar o Futuro, tem curadoria de Margarida Santos, presidente da Fundação, sendo a expografia da responsabilidade de Moana Santos e Carlos Serrano Ferreira.

Maria de Lourdes Pintasilgo nasceu em Abrantes, a 18 de janeiro de 1930, e liderou o V Governo Constitucional, de 31 de julho de 1979 a 3 de janeiro de 1980, na III República Portuguesa, e foi candidata às eleições presidenciais em 1986.

Formou-se em Engenharia Química e, desde muito cedo, assumiu a liderança de associações e entidades ligadas a movimentos de mulheres ou estudantis, tendo participado ativamente na política institucional em Portugal.

Maria de Lourdes Pintasilgo faleceu a 10 de julho de 2004, em Lisboa, aos 74 anos.

A exposição poderá ser visitada na Biblioteca Municipal de Abrantes: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *