Ex-voto. Foto: DR

O Museu D. Lopo de Almeida, na Igreja de Santa Maria do Castelo, recebe os ex-votos conservados na Diocese de Portalegre – Castelo Branco a partir desta sexta-feira, dia 7. A exposição “Imagens de Fé – Ex-Votos da Diocese de Portalegre – Castelo Branco” é inaugurada às 18h00 e pode ser visitada até ao dia 28 de maio.

A mostra integra diversos exemplos dos presentes oferecidos aos seus santos de devoção, ato realizado em diversas culturas e religiões atuais assim como em civilizações antigas. Esta consagração, renovação ou agradecimento de uma promessa materializa-se em diversas formas, das artes às palavras escritas, e pode ser encontrada em diversos locais religiosos.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.