Bandeira Verde Eco-Escola. Foto: DR

O programa internacional Eco-Escolas, da Foundation for Environmental Education e desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) anunciou quais as escolas do país distinguidas pelas atividades desenvolvidas em prol do ambiente e do desenvolvimento sustentável. No distrito de Santarém, em 81 escolas inscritas, 68 conquistaram o galardão de ambiental em listagem que pode consultar aqui.

No concelho de Abrantes, são três as escolas que viram reconhecido o seu trabalho em prol do ambiente e que vão hastear este ano a Bandeira Verde da Eco-Escolas. São elas a Escola Básica D. Miguel de Almeida, a Escola EB 2,3 Octávio Duarte Ferreira de Tramagal e a Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, deu conta a autarquia, em nota de imprensa.

Escolas de Alcanena, Sardoal, Entroncamento, Mação, Tomar, Ferreira do Zêzere, Ourém, Torres Novas, Sertã, Vila Novas da Barquinha, Vila de Rei, Chamusca e Golegã, estão entre a listagem final das instituições reconhecidas pelo trabalho ambiental, a par das escolas de Gavião e Ponte de Sor, no Alto Alentejo.

O programa Eco-Escolas pretende “encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade”.

Para receber a bandeira verde, as escolas têm de ter seguido vários passos, nomeadamente, dispor de um plano de ação que seja concretizado pelo menos em dois terços, que promova o envolvimento com a comunidade e através da realização de atividades no âmbito de temas base como a água, os resíduos e a energia, além de um tema que é definido anualmente.

Numa nota nas redes sociais, o Município de Abrantes congratula estas distinções e formula votos de “bom trabalho no desenvolvimento dos projetos a favor do ambiente e do desenvolvimento sustentável”.

Abrantina com uma costela maçaense, rumou a Lisboa para se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

Deixe um comentário

Leave a Reply