O Espalhafitas – Secção de Cinema da Associação Palha de Abrantes, apresenta esta quarta-feira à noite, às 21:30, no espaço Sr. Chiado (Praça Raimundo Soares) João Bénard da Costa: Outros amarão o que eu amei’, de Manuel Mozos, com a presença do realizador

A ​exibição do filme é antecedida da curta-metragem “A Glória de fazer Cinema em Portugal”, do mesmo realizador, que foi Menção Honrosa do Júri no Doclisboa 2015.

Uma homenagem ao cinema a pretexto da extraordinária vida de João Bénard da Costa, diretor da cinemateca portuguesa durante 18 anos mas também ator, cinéfilo, escritor inspirado e leitor criativo.

Esta é uma inusual biografia que conta a vida do homem através dos seus amores, medos e contemplações, impressas na arte da pintura, do cinema e literatura. Da pintura barroca à literatura de Borges, João Bénard da Costa: Outros amarão o que eu amei’, é o amado diário de um homem universal.

Festival Doclisboa – Sessão Especial | Festival de Viena – Selecção Oficial e Festival de Roterdão – Selecção Oficial

trailer: https://www.youtube.com/watch?v=i12a5ty28OQ

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *