O escritor Tiago Patrício, Prémio Agustina Bessa-Luís, 2011 e prémio Jovens Escritores em 2007, vai estar dia 29 de outubro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, para a apresentação do livro “O Príncipe da Noite”.
O “Princípio da Noite” é um romance “com sete adolescentes que deixa antever a ameaça que paira nos bairros de emigrantes da Europa mas também desce ao Norte de África através da linha de separação entre norte e sul, onde se escuta a chamada para a oração e se sente a asfixia dos habitantes condenados a viver entre a bigorna dos grupos religiosos e o martelo dos generais”.
Tiago Patrício é Madeirense e cresceu em Trás-os-Montes. Começou a ser publicado entre 2007 e 2010, nas coletâneas Jovens Escritores, do Clube Português de Artes e Ideias. Venceu vários prémios em poesia (Daniel Faria, Natércia Freire) e teatro (Luso-Brasileiro).
Em 2015 foi selecionado para a residência de escritores do Castelo de Hawthornden, em Lasswade, na Escócia, tornando-se o primeiro português a fazer parte desta residência literária.
Autor de vários bestsellers: “Mil Novecentos e Setenta e Cinco”; “Trás-os-Montes”; “O Livro das Aves”, “O Estado de Nova Iorque”, entre outros, está a preparar uma peça de teatro inspirada na vida do escritor lusodescendente John dos Passos, que deverá ser apresentada nos Estados Unidos e em Portugal em 2017.
Alguns dos seus textos estão publicados em França, Egito, Eslovénia e República Checa.
A apresentação vai estar a cargo da Jornalista de Abrantes Patrícia Seixas e a entrada é livre.