Com uma taxa de incidência de 163 casos por 100 mil habitantes, o concelho de Abrantes registou 57 novos casos de infeção por Covid-19 nos últimos 14 dias. Números que colocam o concelho numa “situação preocupante”, admite o presidente do Município, que apela à comunidade para o cumprimento das orientações das autoridades de saúde.
“Infelizmente, ontem [segunda-feira] tivemos 12 casos no nosso concelho. Um deles, numa residencial de idosos, o que nos deixa preocupados. É um sinal de grande preocupação”, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Abrantes na sessão do executivo camarário esta terça-feira, 23 de novembro.
Referindo o ganhar de terreno da pandemia nos últimos dias, situação que deixa o concelho “numa situação verdadeiramente preocupante”, o edil admite um acompanhamento recorrente com a saúde pública mas pede também a ajuda da população.
“Isto corresponde a valores já bastante elevados que nos faz lembrar momentos de início deste ciclo de pandemia e obviamente que queremos voltar a manifestar as nossas preocupações, procurando sensibilizar a nossa comunidade para todas as regras da Direção-Geral da Saúde que importa ter, em todo o tempo, atenção”, disse.
ÁUDIO | Autarca abrantino fala sobre evolução da pandemia no concelho
Manuel Jorge Valamatos deu ainda conta em sessão camarária do processo de vacinação contra a Covid-19 no concelho. Com 54.880 doses administradas e um total de 3.045 pessoas já com a terceira toma, o autarca lembrou que aos fins de semana está a decorrer a modalidade “Casa Aberta”, agora já para maiores de 65 anos.
ÁUDIO | Autarca abrantino fala sobre processo de vacinação
Em parceria com a Cruz Vermelha, Bombeiros e Juntas de Freguesia, foram também já efetuados cerca de 2000 transportes de munícipes com dificuldade em deslocarem-se ao posto de vacinação.