O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, destacou na terça-feira, em reunião do executivo, a entrega simbólica de cheques no valor total de 4.200 euros ao núcleo local da Cruz Vermelha e à Associação Humanitária dos Bombeiros de Abrantes. As verbas resultaram da gestão partilhada das receitas geradas pela pista de gelo e pelo carrossel instalados no Jardim da República, no âmbito dos Mercadinho de Natal.
Cada instituição recebeu 2.100 euros, um valor que, segundo o presidente, ganha ainda mais significado pela participação ativa das duas organizações nos eventos comunitários.
“Para além do dinheiro, o mais importante é a presença e o envolvimento destas instituições com a comunidade, sobretudo pela sensação de segurança e tranquilidade que proporcionam às famílias e às crianças”, afirmou Manuel Jorge Valamatos.
O autarca aproveitou também para abordar a evolução e reforço operacional dos Bombeiros de Abrantes, realçando que, nos últimos dez anos, a força profissional quase duplicou.
“Isso responsabiliza toda uma estrutura para uma maior eficácia e capacidade de ação. Isto é o exemplo daquilo que é, neste momento, a capacidade instalada da nossa Associação Humanitária”, sublinhou.
Manuel Jorge Valamatos adiantou ainda que o posto de comando avançado no Tramagal continuará ativo em 2026, reforçando a necessidade de criar condições para a sua estabilização e fixação.
O Tramagal é uma das zonas que regista um grande número de ocorrências no concelho, sendo, após Abrantes e Alferrarede, uma das áreas mais críticas, especialmente ao sul do Tejo, declarou o autarca.
“O Tramagal aparece com o maior número de ocorrências no nosso concelho e faz todo o sentido, pela distância, continuarmos a manter e agora começar a trabalhar com a Associação Humanitária e com a Junta de Freguesia, naturalmente, para fixar, digamos, de forma mais definitiva, este posto avançado dos bombeiros”, explicou.
“Relativamente ao Carvalhal, no plano de atividades de São Domingos e do posto também avançado, aquilo que sabemos e está no plano de atividades dos Bombeiros é, digamos, um investimento financeiro para melhorar as condições, no âmbito dos incêndios, a base de um posto avançado também para os incêndios, mas também ter ali o campo de treinos funcional”, concluiu.
