A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em sinergia com um conjunto de parceiros, inaugurou em Abrantes a atividade da Aldeia Natal, que irá decorrer até 11 de janeiro de 2022, na Urbanização da Encosta da Barata, no âmbito do projeto “Encosta Viva”, do programa Bairros Saudáveis.
A Aldeia Natal é uma ação que marca o início da dinamização de um conjunto de atividades que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade do Bairro da Encosta da Barata, pretendendo-se desencadear mecanismos de organização que sustentem a criação de uma Associação de Moradores.
A decorrer até 11 de janeiro e com atividades pensadas para miúdos e graúdos, o projeto “Encosta Viva” foi apresentado pela Tagus – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior ao programa “Bairros Saudáveis”, em dezembro de 2020, e conta com um financiamento de 50 mil euros.

Tem como principal objetivo “contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade residente no bairro da Encosta da Barata, em Abrantes, despoletando mecanismos de auto-organização para fomentar o aparecimento de uma Associação de Moradores, procurando melhorar a visibilidade deste local, criar sentimentos de pertença, orgulho e interajuda por parte dos moradores, através da dinamização de atividades culturais, económicas, desportivas, recreativas e de saúde”, refere a Tagus.

Além da Tagus, a “Encosta Viva” é dinamizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola António Torrado, Associação dos Escoteiros de Portugal – Grupo em Formação de Abrantes, o Agrupamento 172 de Abrantes do Corpo Nacional de Escutas, Cres.Ser – Associação de Desenvolvimento Pessoal e Comunitário, Escola Básica António Torrado do Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes, Município de Abrantes e União de Freguesias de Abrantes (S. Vicente e S. João) e Alferrarede, bem como de toda a comunidade presente na Encosta da Barata.

“Promover a coesão social, o aumento de competências e da empregabilidade e o livre acesso à cultura, sensibilizar a comunidade para hábitos de vida saudáveis e combater o isolamento são os objetivos específicos que foram delineados pelos parceiros”, refere igualmente nota da Tagus.
Até agosto de 2022, o projeto “Encosta Viva” tem programado um conjunto de ações, que abrangem 4 áreas, “Pensar a Encosta” promovendo a coesão social, a “Encosta Empreendedora”, proporcionando o aumento de competências e da empregabilidade, a “Encosta Saudável”, que visa combater o isolamento e promover hábitos de vida saudáveis e a “Encosta com Arte” permitindo o livre acesso à cultura.
O Programa Bairros Saudáveis foi criado pela Resolução de Conselho de Ministros 52-A/2020, de 1 de julho, retificada pela Declaração de Retificação 25-B/2020, de 23 de julho, como um “instrumento participativo que promove iniciativas de saúde, sociais, económicas, ambientais e urbanísticas junto das comunidades locais mais atingidas pela pandemia, ou por outros fatores que afetam as suas condições de saúde e bem-estar.”
Na Aldeia Natal a entrada é gratuita. Mas devem ser cumpridas as regras do combate à pandemia covid-19, nomeadamente o uso de máscara, o distanciamento físico e a higienização regular das mãos, informa a associação.