Foto: mediotejo.net

Foi uma manhã de alegria e de emoção para os milhares de peregrinos e famílias de acolhimento que formaram uma enorme moldura urbana no Parque Urbano de São Lourenço, em Abrantes. No dia que antecede o arranque da Jornada Mundial da Juventude, que este ano acontece em Lisboa de 1 a 6 de agosto, as cerca de 3 mil pessoas da Diocese de Portalegre-Castelo Branco viveram o momento de despedida e de envio dos jovens, momentos antes de seguirem caminho para a iniciativa principal.

A eucaristia decorreu no Parque de São Lourenço, na presença dos jovens peregrinos estrangeiros e portugueses, agregando religiosos e famílias de acolhimento das paróquias dos cinco arciprestados que acolheram peregrinos de todos os continentes para dar a conhecer o território, a cultura e conviver com os portugueses na semana que antecedeu a JMJ, vento que vai contar com a presença do Papa Francisco.

Vídeo/Reportagem:

YouTube video

Ao longo da manhã, os milhares de jovens peregrinos foram chegando ao recinto, acompanhados pelos guias e famílias de acolhimento. A animação foi constante e refletia-se nas músicas que entoavam alegremente, numa união entre diferentes países e nacionalidades.

A Eucaristia, que teve início pelas 11h30, foi presidida pelo Bispo da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, D. Antonino Dias, tendo sido realizada em várias línguas para permitir o acompanhamento das diferentes nacionalidades. A cerimónia contou ainda com a presença de cinco bispos de outros países e cerca de meia centena de sacerdotes portugueses e de outras nacionalidades.

GALERIA

Na cidade de Abrantes foram cerca de 500 os jovens de várias nacionalidades que ficaram alojados em famílias de acolhimento de várias paróquias do concelho, numa semana que contou com diversas atividades culturais, gastronómicas, recreativas e ambientais.

Para a irmã Fernanda Luz, a Jornada já começou e tem sido vivida por todos ao longo da última semana. “Não só os jovens, mas também os portugueses que acolheram. Hoje um padre dizia-me: ‘houve muitas lágrimas’; ontem em Fátima um dizia-me: ‘Irmã correu muito mal, eles querem ficar’. E as famílias querem ficar também com eles, portanto, a ligação que se criou foi familiar”, afirmou.

Irmã Fernanda Luz durante a Eucaristia de Envio. Foto: mediotejo.net

A manhã de fé, emoção e muita devoção que marcou a despedida terminou com um almoço servido no parque, momento após o qual os milhares de jovens partiram nos seus autocarros, com destino à cidade de Lisboa. De acordo com a Irmã Fernanda Luz, um grupo de 600 jovens vai permanecer na cidade abrantina até às 23h00 desta segunda-feira, hora em que irão embarcar num comboio fretado para o efeito, na estação ferroviária de Alferrarede.

Os Dias nas Dioceses decorreram de 26 a 31 de julho e correspondem a um encontro que antecedeu a semana da JMJ. A iniciativa visou a integração dos jovens oriundos de todo o mundo nas comunidades paroquiais das várias dioceses do país.

Os Dias nas Dioceses, que terminam esta segunda-feira, contaram com mais de 67.500 peregrinos de 126 países, dos cinco continentes. A Diocese de Portalegre-Castelo Branco recebeu cerca de 1.500 peregrinos, de 16 nacionalidades, num programa que culminou na Missa de envio, em Abrantes, juntando jovens e as famílias de acolhimento. “É a perceção de que somos uma igreja universal e não apenas nacional… todos somos cristãos. Foi a melhor experiência de todos aqui”, acrescentou a irmã Fernanda Luz.

D. Antonino Dias, Bispo da Diocese de Portalegre – Castelo Branco. Foto: mediotejo.net

Para o Bispo da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, D. Antonino Dias, os últimos dias foram de muita alegria. “Não se podia esperar outra coisa, falar de jovens é falar de alegria, de esperança, de tudo e pelo que tenho percebido, em toda a Diocese correu muito bem. São os ecos que tenho tido é de que tem sido uma maravilha. Mesmo as famílias de acolhimento estão muito satisfeitas com o convívio que tiveram com os jovens, fizeram amizades para sempre”, sublinhou.

Antecedendo as Jornadas Mundiais da Juventude, foram várias as paróquias que organizaram as chamadas ‘pré-Jornadas’, por via da programação ‘Dias na Diocese’, e que ficaram marcados por atividades preparadas por grupos de voluntários para o acolhimento dos jovens peregrinos estrangeiros que se inscreveram para, antes da partir para a JMJ, conhecer o território nacional, a sua cultura e conviver com os portugueses na semana que antecede o evento internacional na capital.

GALERIA

“É a juventude junta, a paz em movimento, todos se entendem e se estimam. A fé une, sociabiliza, a fé gera a cultura, a proximidade… a fé dá sentido e significado à vida”, acrescentou o Bispo.

A receção aos peregrinos foi realizada no dia 26 de julho na Praça Barão da Batalha, no centro histórico de Abrantes, com atuações culturais de boas-vindas e muita animação. A Vigília de Oração – Cânticos de Taizé, realizou-se no Castelo de Abrantes, com a participação de muitas centenas de peregrinos aos quais se juntou a comunidade abrantina.

O apoio do Município de Abrantes aos “Dias nas Dioceses” incluiu a cedência de instalações, transportes e equipamentos, bem como o apoio logístico e de segurança, referiu a autarquia, em nota informativa, dando conta que o município também colaborou na organização de atividades culturais e recreativas para os jovens, com destaque para as visitas ao Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, Panteão dos Almeidas; Museu MDF – Metalúrgica Duarte Ferreira e a utilização da Piscina de Ar Livre.

Fotogaleria

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *