A Câmara Municipal de Abrantes assinou na terça-feira, dia 4 de julho, com o Turismo de Portugal, um protocolo de colaboração no âmbito do programa “Formação + Próxima” que tem como objetivo capacitar os colaboradores do setor do turismo (empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais) na “arte da hospitalidade”, contribuindo para a valorização do território.
Este protocolo disponibiliza formação gratuita aos vários agentes do setor do turismo, mas também a todos aqueles que queiram ingressar na atividade turística, em conteúdos como a comunicação, gestão de equipas, e também as competências ligadas à inovação e criatividade. Neste dia arrancou a formação para técnicos do município sobre marcas e marketing.
O presidente da Câmara Municipal de Abrantes afirmou a sua “satisfação” pela assinatura de um protocolo que “coincide com as políticas locais no que diz respeito ao turismo”, tendo apontado ao “lago” de Castelo do Bode e às dinâmicas turísticas com as praias fluviais, mas também ao nível cultural, com a Rede de Museus de Abrantes.
“Numa altura em que iniciamos o verão e procuramos promover o nosso território e temos o Museu do Ano 2023 – o MIAA-, assinar este protocolo com o Turismo de Portugal é algo que se encaixa perfeitamente naquilo que pretendemos fazer para o futuro”, referiu Manuel Jorge Valamatos.

ÁUDIO | MANUEL JORGE VALAMATOS, PRESIDENTE CM ABRANTES:
Ao abrigo deste protocolo, cabe ao Turismo de Portugal elaborar um diagnóstico de necessidades de formação específicas do território e criar e executar um plano de formação que responda às necessidades da atividade turística do município, de acordo com o diagnóstico realizado, referiu Daniel Pinto, do Turismo de Portugal e diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).

ÁUDIO | DANIEL PINTO, TURISMO DE PORTUGAL, ESCOLHA HOTELARIA OESTE:
Atrair, formar, qualificar e fidelizar são as palavras de ordem deste programa “Formação + Próxima” que prevê formar mais de 75 mil agentes turísticos a nível nacional nos domínios estratégicos da hospitalidade e valorização do território, captação de investimento e complementaridade da atividade, incentivos e apoios ao turismo.
O “Programa Formação + Próxima” prevê um programa de formação com a duração de 200 horas, com acesso gratuito, que irá decorrer, previsivelmente, em dois anos.