O sul do concelho de Abrantes foi contemplado com duas novas Zonas de Intervenção Florestal (ZIF’S): a ZIF do Rio Torto e a ZIF da Charneca de Abrantes. A informação foi avançada pela presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, durante a reunião de executivo de terça-feira, 27 de junho, com a autarca a congratular-se com esta extensão.
Maria do Céu Albuquerque deu conta que a deliberação partiu do conselho diretivo do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, sendo que a Associação de Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação vai ser a Entidade Gestora destas duas ZIF´s.
“Ficamos, praticamente, com todo o concelho coberto por estas Zonas de Intervenção Florestal e aquilo que peço, em nome de todos, é que todos os que têm imóveis abandonados nestas duas ZIFs que possam ceder os seus espaços e contribuir para preservarmos a nossa qualidade de vida e para evitar flagelos tão grandes quanto aqueles que, há uma semana, assolaram o nosso país”, apelou, referindo-se à necessidade de uma reflorestação.
A ZIF da Charneca de Abrantes abrange 21.784 hectares, e engloba vários prédios rústicos das freguesias de Ortiga, Pego, União de Freguesias de Alvega e Concavada e União de Freguesias de São Facundo e Vale das Mós, dos municípios de Abrantes e Mação.
A ZIF do Rio Torto, abrange uma área de 21.731 hectares, englobando vários prédios rústicos das freguesias de Bemposta, Tramagal e União de Freguesias de S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo.