Partida simbólica em Abrantes.

Já caíra a tarde no dia 24, quarta-feira, e na cidade de Abrantes, no seu centro histórico ouviu-se o roncar dos motores de automóveis de competição de partida para Fronteira.
O público abrantino, amante de desportos motorizados, acorreu em bom número à iniciativa dos Clube Aventura e Motorizado do Pego (CAMP).

Esta partida simbólica das equipas com ligações a Abrantes já começa a ser uma tradição e as forças políticas não deixaram de estar presentes, reiterando o seu apoio a um desporto muito querido dos abrantinos e ao qual se saúda o seu regresso, como frisou Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

Manuel Jorge Valamatos ladeado pelo vereador do Desporto, Luís Dias, e de Rui Gonçalves, do CAMP.

Rui Gonçalves, presidente do CAMP, afinou pelo mesmo diapasão, recordando a excelência da zona espetáculo no Pego na última edição da Baja de Portalegre, o alargar do Rali da Ferraria ao concelho abrantino e o desejado regresso do Rali Cidade de Abrantes que poderá acontecer em breve. 

VIDEO | Abrantes – Partida simbólica para as 24 horas TT de Fronteira:

Quando pelas 14H00 de sábado o semáforo da reta do Terródromo de Fronteira mudar para verde, dando-se início à 23ª edição da BP ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, nas 102 equipas figurarão quatro de Abrantes.

Com os argumentos possíveis, irão bater-se com alguns dos melhores especialistas mundiais da resistência em todo terreno, sendo sempre favoritos os muitos franceses que nos visitam com máquinas de alto grau de preparação.

Lista de inscritos. Fonte ACP.

Em representação de Abrantes poderemos ver evoluir durante 24 horas (assim se deseja) a equipa Momsteel (Filipe Marques, Ricardo Martins, Antony Seu e William Campbell) cuja viatura viajou de França diretamente para a vila alentejana, a equipa Equipa Rui Marques (Rui Marques, António Santinho Mendes, Tiago Alexandre e João Oliveira), a equipa da Bemposta Relatos Rebeldes (Filipe Oliveira, João Matos Jesus, Fernando Espadinha, Ana Rita Lizardo e Flávio Simões) e a equipa de Ismael Margarido (Ismael Margarido, Filipe Marques, Vítor Matos Lopes e André Serrano).

Equipa de Ismael Margarido irá apresentar um veículo “feito” na Barrada.

É desejo de todos cruzarem a meta pelas 14 horas de domingo terminando assim esta fantástica aventura. Em paralelo, decorrerá na manhã de sábado a 9ª edição da BP Ultimate 4 Horas TT Vila de Fronteira, destinada aos sempre espetaculares SSV.

Pilotos e autarcas em foto de família.

O circuito da 23ª edição da prova BP Ultimate 24 horas TT Vila de Fronteira, e da 9ª edição BP Ultimate 4 Horas TT Vila de Fronteira, terá duas Zonas Espectáculo (ZE) e uma Zona Camping (ZC), sendo que, em consequência de novos projectos agrícolas, o espaço disponível para as habituais Zonas Espectáculo e Zonas Camping ficará mais limitado, no número e mais reduzido no espaço. As suas localizações e acessos são os seguintes:

Mapa do circuito e Zonas Espetáculo e de Camping.

ZE 1 Fronteira (Reta da Meta)

A ZE1 situa-se em frente às Boxes, e permite observar parte da reta da meta e uma sequência de curvas. Este ano e pelo motivo conhecido de todos, o acesso ao Paddock é bastante limitado, sendo exigido a apresentação do certificado de vacinação ou teste PCR, a todos os elementos das equipas e intervenientes na prova.
Assim, o acesso ao “corredor” de publico existente em frente às Boxes, não é permitido, visto tratar-se de um local muito utilizado pelas equipas, tanto na partida da prova como no decorrer da mesma, como local privilegiado para fornecer informação aos concorrentes.
«Trata-se de uma medida isolada, que vai ao encontro de exigências das autoridades de saúde e que esperamos venha a merecer de todos a compreensão desejada, contamos em 2023 regressar á normalidade», refere a organização.

Acesso:
A partir de Fronteira, deve estacionar a viatura na Zona Industrial ou junto à estação de caminho-de-ferro, e dirigir-se a pé em direcção às Boxes pelo asfalto que se situa a sul das mesmas, seguindo as indicações da Organização e elementos da GNR que se encontram no local.

ZE 2 e ZC 1 – “Porto do Cego”

O circuito sofreu uma alteração para permitir que o público aceda a este local sem atravessamentos do circuito. Neste local está disponível, um espaço de campismo e um outro para o público, onde é interdito colocar viaturas, que utiliza o parque de estacionamento existente nas proximidades.
Em caso de muita chuva a circulação neste espaço é difícil, sobretudo para veículos convencionais e veículos pesados.

Acesso:
Desde Fronteira seguir por estrada municipal direcção Cabeço de Vide, cerca de 5 km após a rotunda à saída de Fronteira. Para quem vem de Alter do Chão ou Portalegre, segue pela estrada de Cabeço de Vide para Fronteira.

SSV abrem as hostilidades logo pela manhã de sábado.

HORÁRIO:
A prova obedecerá ao seguinte horário:

Dia 26
24 Horas – treinos livres – 09h30 / 11h45 e 17h15 / 18h30
24 Horas – treinos cronometrados – 14h00 / 17h00
4 Horas – treinos livres e cronometrados – 11h45 / 13h45

Dia 27
Partida das BP Ultimate 4 Horas TT Vila de Fronteira – 08h00
Final das BP Ultimate 4 Horas TT Vila de Fronteira – 12h00
Partida das BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira– 14h00

Dia 28
Chegada das BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira – 14h00.

FOTOGALERIA:

 Fonte: Automóvel Clube de Portugal (ACP)

*Com David Belém Pereira (multimédia).

Jorge Santiago

Nasceu a 30 de Janeiro de 1961 em Lisboa e cresceu no Alentejo, em Santiago do Cacém. Dali partiu em 1980 para ingressar no Exército e no Curso de Enfermagem. Foi colocado em Santa Margarida e por aqui fez carreira acabando por fixar-se no Tramagal em 2000. A sua primeira ligação à Vila "metalúrgica" surge em 1988 como Enfermeiro do TSU. Munido da sua primeira câmera digital, em 2009 e com a passagem à situação de reserva, começou a registar a fauna do Vale do Tejo, a natureza e o património edificado da região, as ruas, as pessoas... Com colaborações regulares em jornais da região e nacionais este autodidata acaba por conseguir o reconhecimento público, materializado em alguns prémios. Foi galardoado na 8ª Gala de Cultura e Desporto de Tramagal na categoria de Artes Plásticas (Fotografia) em 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *