Grupo da 13ª edição do Curso de Liderança do Rotary Clube de Abrantes. Foto: mediotejo.net

Chegou ao fim a 13ª edição do Curso de Liderança promovido pelo Rotary Club de Abrantes em parceria com o Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), instalado no quartel de Abrantes. Numa noite agradável, recheada de surpresas e marcada pelo reencontro dos 24 formandos com as suas famílias, sentia-se que esta seria uma experiência a repetir, até porque já todos pediam que se organizasse um curso avançado. A palavra de ordem foi “resiliência” e o juramento final foi de que estes jovens, além de melhor capacitados, ficariam amigos para a vida.

Antes do jantar nas instalações do RAME, a 12 de setembro, os jovens vestidos de gala faziam-se acompanhar pelo corpo de oficiais, sargentos e praças responsáveis pela dinamização do curso. A boa disposição era notória, mais do que o próprio cansaço dos dias de exigência, azáfama e de muita aprendizagem, nomeadamente em exercícios de campo.

As 9 raparigas e os 15 rapazes, de idades compreendidas entre os 17 e os 22 anos, concluíram o curso com sucesso, e a noite foi de celebração e mostra dos resultados obtidos. A afinidade e os laços de confiança entre militares e formandos transparecia genuinamente e era notada por todos os convidados presentes.

Grupo de formandos do 13º Curso de Liderança promovido pelo RCA e RAME, em Abrantes. Foto: RCA

Após o jantar volante, e depois da passagem de um vídeo com imagens das atividades levadas a cabo pelo grupo, seguiu-se a cerimónia protocolar de encerramento do 13º Curso de Liderança.

Passou-se à atribuição de diplomas de conclusão do curso pelas mãos do Coronel Estevão da Silva, do RAME, a vereadora Celeste Simão em representação da CM Abrantes, António Belém Coelho, presidente do Rotary Club de Abrantes (RCA) , Vasco Estrela, presidente da CM Mação, Tenente Coronel Jorge Gaspar, vice-presidente da CM Sardoal, Luís Lopes, representante da Mitsubishi Fuso Truck Europe (Tramagal), José Silva, diretor do curso de liderança do Rotary Club, e o Capitão Fábio Cruz, diretor de curso do RAME.

Entre os vários momentos da cerimónia, destacou-se a participação muito ativa do grupo de jovens, que mostrava união e coesão em todas as suas ações.

Um discurso de agradecimentos foi devidamente preparado, e emanado do púlpito pelos porta-vozes Francisco Prates e Matilde Pombo. Os jovens foram os responsáveis pela alocução de agradecimento aos seus ‘mestres’ de curso, que os acompanharam durante cerca de uma semana, de manhã à noite, transmitindo-lhes não só competências, mas também ensinamentos e valores que certamente lhes ficarão para as suas vidas pessoais e profissionais, no futuro. Assim o confirmaram os formandos.

ÁUDIO | DISCURSO DOS ALUNOS
Foto: mediotejo.net

Depois, o grupo de jovens presentou todos com um conjunto de representações de vários momentos vividos durante o curso com os seus formadores do RAME, gerando muitas gargalhadas e boa disposição pela performance bem conseguida, tornando a noite bastante divertida e espirituosa, levando até à quebra de alguma formalidade do protocolo, fazendo jus à leveza dos acontecimentos e dos seus intervenientes.

Entre as várias surpresas, surgiu um hino adaptado de “O Homem do Leme”, dos Xutos & Pontapés, com letra elaborada pelos alunos e cantada à capela, tendo estes proferido também, uma última vez, os seus gritos de guerra.

ÁUDIO

Depois de entregues diplomas de reconhecimento aos formadores que acompanharam os jovens liderados pelo Capitão Fábio Cruz, diretor do curso no RAME, também houve lugar a entrega de diplomas às entidades patrocinadoras, Câmara Municipal de Abrantes e Mitsubishi Fuso Truck Europe, com sede em Tramagal. Também existiu a habitual troca de lembranças entre o Rotary Club de Abrantes e o RAME para mais tarde recordar a boa relação de cooperação institucional.

No momento dos discursos, António Belém Coelho, presidente do Rotary Club de Abrantes, elogiou a energia e boa disposição do grupo de formandos, deixando alguns dados sobre o Curso de Liderança promovido pelo movimento rotário abrantino, sendo que nas edições anteriores já foram formados 320 jovens.

Foto: mediotejo.net
ÁUDIO | António Belém Coelho, Presidente do Rotary Club de Abrantes

“É um curso com mérito, reconhecido, e com valor”, notou, relevando “o trabalho em parceria” que permite a realização deste curso, com o programa a ser levado a cabo pelo RAME, contando com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes e da empresa Mitsubishi Fuso Truck, além da Fundação Rotária Portuguesa.

Belém Coelho fez ainda vários agradecimentos aos envolvidos na preparação do curso e na sua dinamização, deixou um “reconhecimento a todas as pessoas e instituições que contribuíram para mais este curso”, destacando a disponibilidade e competência do corpo militar do RAME, bem como a forma “profissional e exemplar” com que o corpo de oficiais do Exército dinamizou o curso e lidou com os jovens, frisando a “profunda empatia com todos os formandos desde o primeiro ao último dia”.

“Para os nossos jovens formandos e às suas famílias, um agradecimento por terem a coragem de sair da vossa zona de conforto, uns; e outros de lhes terem dado as asas para voar. Por terem optado por frequentar esta formação que certamente lhes proporcionou desafios novos, novos conhecimentos, novas competências, conhecerem-se melhor a si próprios e aos outros. Progredindo dia a dia, em todas as situações e atingindo os objetivos propostos para este curso”, disse o presidente do RCA.

Belém Coelho pediu ainda aos jovens que “mantenham este espírito para o futuro, e não o percam e lembrem-se que a aprendizagem é contínua em toda a nossa vida, e cada vez mais importante e necessária e essa aprendizagem e arte da liderança deverão ser sempre o vosso dia-a-dia. Só assim podem ser os melhores em tudo o que fizerem”

Relembrando que o lema dos rotários é “Dar de si antes de pensar em si”, António Belém Coelho indicou que todos os envolvidos no curso de liderança se fizeram valer deste lema, com os mesmos valores comungados por todos.

“Termino com o desejo de que todos os vossos sonhos se tornem realidade”, disse o presidente do Rotary Club.

Já o Comandante do RAME, o Coronel Estevão da Silva – desde logo dizendo que nenhum dos formandos sairia sem lhe passar a receita do arroz –, fez um discurso muito voltado para a partilha entre a comunidade.

Foto: mediotejo.net
ÁUDIO | Comandante do RAME, Coronel Estevão da Silva

Estevão da Silva revelou que a palavra que elegeria para o seu discurso seria “orgulho, sem ser arrogante”, notou, referindo que os jovens formandos deveriam orgulhar-se do que fizeram.

“Aquilo que fizeram e aquilo que ainda vão fazer por essa vida fora, que espero que seja muito longa, deve deixar-vos sempre orgulhosos. Foram metas que vocês estabeleceram, umas mais próximas, umas metas mais afastadas, umas mais fáceis de alcançar e outras mais difíceis. Cada um sabe ou vai descobrindo as respetivas capacidades e cada um de vós vai, ao mesmo tempo, impondo a si próprio metas mais desafiantes e com isso vão crescendo. Como jovens, como adultos, como cidadãos, parte desta nossa sociedade”, disse, dirigindo-se ao grupo de 24 jovens sobre esse sentimento de orgulho pelo que alcançar e como o conseguiram.

Deixou agradecimento à disponibilidade de todos os envolvidos, realçando o papel da equipa de formadores militares que é “apenas uma componente de uma peça desta grande engrenagem”.

Ironizando ao dizer estar receoso com o facto de ser a edição número 13, e que temia pela Lei de Murphy e atração do azar, depressa explicou que a superstição foi colocada de lado, graças à “confiança que depositam uns nos outros. “Ninguém vai sozinho a lado nenhum, e este curso, pela qualidade que já foi provada e comprovada, tem pernas para andar e para andar até muito longe”.

Depois, em jeito de despedida, e dando conta que já não estará no RAME na próxima edição, disse que ficará com registo na memória de tudo o que ali foi feito neste âmbito. “Para o ano, esteja onde estiver, vou lembrar-me que alguém vai estar aqui a aproveitar – não a sofrer – estas experiências e oportunidades”, concluiu.

Fazendo agradecimento a todos, e demonstrando disponibilidade do regimento para o futuro, e indicando que o RAME se sente parte deste projeto rotário, disse: “Apenas somos um vector, um intermediário; a entidade responsável e acreditada pela liderança militar é a nossa Academia Militar em Lisboa. Todos nós, oficiais, passámos pela Academia Militar. O nosso papel de intermediário é apenas pôr ao dispor da nossa sociedade tudo o que o Exército possa ter e que sirva este propósito”.

Também Celeste Simão, vereadora em representação da Câmara Municipal de Abrantes, deixou uma mensagem de agradecimento pelo trabalho feito “com a comunidade e para a comunidade”.

Foto: mediotejo.net
ÁUDIO | Celeste Simão, vereadora da Câmara Municipal de Abrantes

“A forma como se apresentam aqui estão a mostrar a vossa preocupação da forma como estão com as pessoas e com a comunidade (…) Não são sinais de vaidade. São sinais de responsabilidade. E é isso que queremos dos nossos jovens, e este trabalho que é feito todos os anos, deixa neste grupo de jovens as sementes que vão aplicar por toda a sua vida e não se vão esquecer daquilo que passaram de bom e de mau, porque a vida também é feita de coisas boas e coisas más. É a preparação do vosso futuro”, disse a vereadora.

Celeste Simão disse que também é importante que estes jovens agora transportem estas sementes para os seus colegas, e que lhes transmitam as noções de resiliência e solidariedade, bem como a verdadeira amizade que levam das aprendizagens deste curso.

“Para ensinar é preciso que vocês estejam disponíveis para aprender, e de certeza que a vossa disponibilidade foi total. Um obrigada aos pais que estão aqui presentes, porque sem eles nada disto seria possível. É um trabalho conjunto, de parceiros, que acho que isso é que temos de valorizar e muito”, concluiu, agradecendo o trabalho de todos.

Da parte da Mitsubishi Fuso Truck Europe, sediada em Tramagal, Luís Lopes fez notar que este grupo de jovens foi aquele que viu ter “mais energia” ao fim de uma semana de curso. Enquanto parceiro do Rotary Club, e lembrando a visita efetuada à fábrica em Tramagal no último dia, disse ser importante poder acolher os jovens numa ótica de responsabilidade social da empresa.

Foto: mediotejo.net
ÁUDIO | Luís Lopes, representante da Mitsubishi Fuso Truck Europe

Notou ser digno de registo a energia transmitida e a importância de participarem nestas ações, “é uma experiência para a vida”.

“Isto é um marco na vossa vida que penso que vai perdurar por muito tempo”, afirmou, pedindo uma grande salva de palmas para os organizadores, RCA e RAME.

A noite terminou com o corte do bolo comemorativo, com recurso a espada pela mão do Coronel Estevão da Silva, acompanhado dos restantes representantes nomeadamente do grupo de jovens formados.

Prolongando-se o convívio e a boa disposição até final da noite, na despedida de mais um Curso de Liderança notavam-se as expectativas em alta para que se venha a realizar uma edição de nível avançado, conforme já foram pedindo os jovens que saem desta 13ª edição.

GALERIA DE IMAGENS

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Entre na conversa

1 Comentário

  1. Olá, meu nome é Ilda Có, em primeiro lugar digo parabéns aos formandos, e que saibam aplicar na prática o que concluíram, este é um dos cursos que eu gosto, portanto se eu pudesse realizar este curso com vocês agradeço.
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *