O Coronel Joaquim José Estevão da Silva é o novo Comandante do Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), em Abrantes, substituindo o Coronel Machado Barroso, que exerceu o cargo desde novembro de 2019.
A cerimónia militar, presidida pelo Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General António Martins Pereira, contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos dos Reis, e do Presidente da Assembleia Municipal de Abrantes, António Lucas Gomes Mor, entre outras entidades militares e civis.
A assinatura do Termo de Posse de Comando, bem como a entrega do Estandarte Nacional à guarda do Regimento ao novo Comandante, pelas mãos do Comandante das Forças Terrestres, foram os momentos marcantes que assinalaram o início do Comando.
A criação do RAME – Regimento de Apoio Militar de Emergência deu-se a 01 de novembro de 2016 e, desde então, o país passou a dispor de uma força militar preparada para intervir em cenários de acidente e catástrofe sempre que solicitada para o efeito e com o objetivo de responder em situações de emergência que envolvam um número elevado de desalojados, riscos tecnológicos, atos terroristas, contaminação do meio ambiente, incêndios florestais, cheias e inundações, sismos e erupções vulcânicas.
Há duas outras áreas de atividade que complementam a missão do RAME: o apoio à comunidade e os cursos de formação geral comum de praças do Exército.