Decorreu no edifício Pirâmide, em Abrantes, na quarta-feira, 9 de março, a cerimónia de tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Educação, que resultou ainda na primeira reunião do mandato 2022-2025. Uma das decisões que dali saíram prendeu-se com o encerramento, no próximo ano letivo, da Escola Básica Nº 1 de Abrantes (Quinchosos), da Escola Básica Nº 2 de Abrantes e do Jardim de Infância de Abrantes (S. João Baptista), tendo sido dada luz verde para a abertura do novo Centro Escolar de Abrantes, no antigo Colégio de Fátima.
O início dos trabalhos contou com o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, que referiu “a importância deste fórum no futuro da comunidade” e deixou votos de “bom trabalho a todos os envolvidos e com responsabilidade nesta estrutura”, segundo nota enviada à imprensa.
A primeira reunião aconteceu logo após a tomada de posse dos elementos que compõem o Conselho Municipal de Educação. Entre os diversos momentos, destaca a autarquia “o parecer positivo ao Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2022/2023 e discutido o movimento anual da Rede Escolar”. Neste último, foi “aprovado o encerramento para o próximo ano letivo das Escola Básica Nº 1 de Abrantes (Quinchosos), da Escola Básica Nº 2 de Abrantes e do Jardim de Infância de Abrantes (S. João Baptista) e a abertura do novo Centro Escolar de Abrantes, no edifício do antigo Colégio de Fátima”.
Já a decisão sobre a agregação do novo Centro Escolar de Abrantes a um dos agrupamentos da cidade “foi adiada para nova reunião da Comissão Permanente do Conselho Municipal de Educação”, indica a autarquia.

Refira-se que o Conselho Municipal de Educação “é um órgão de coordenação e consulta, que integra todas as entidades com responsabilidade direta ou indireta nas questões escolares e tem como objetivo analisar a acompanhar o funcionamento do sistema educativo, sendo estruturante para a definição da política educativa do concelho, o qual permite aos seus membros a possibilidade de aprofundarem o seu conhecimento sobre as diferentes dimensões da política educativa a nível local”, acrescenta a mesma informação.
A par do presidente do Município de Abrantes e a vereadora responsável pela Educação, integram o Conselho Municipal os representantes das seguintes entidades: Juntas de Freguesia; Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo; Instituições de Ensino Superior público; docentes do Ensino Secundário público; docentes do Ensino Básico público; docentes da Educação Pré-Escolar pública; Associações de Pais e Encarregados de Educação; Associações de Estudantes; IPSSs que desenvolvem atividade na área da Educação; Serviços Públicos de Saúde; Serviços de Segurança Social; Serviços de Emprego e Formação Profissional; Serviços Públicos na área da juventude e desporto; forças de segurança (GNR e PSP); Conselho Municipal de Juventude; Diretores de Agrupamento e Escola Não Agrupada; e representante do Conselho Pedagógico de cada um dos Agrupamentos e Escola Não Agrupada.