A Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) aprovou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Abrantes (PMEPC) documento que seguirá agora para a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) para a respetiva aprovação, informou a autarquia.
O Plano Municipal de Emergência aplica-se a toda a área do município de Abrantes e a todos os organismos e instituições que nele cooperam, está dividido em quatro partes e estabelece as regras de conduta das diferentes entidades em caso de acidente grave, catástrofe ou calamidade, como incêndios florestais, cheias, vagas de frio e outros, e na sua prevenção, tendo em vista minimizar os prejuízos e perdas de vidas e o restabelecimento da normalidade.
Em nota de imprensa, a autarquia dá conta que foi ainda analisada a Nova Lei de Bases da Proteção Civil e aprovados os Planos Prévios de Intervenção da A23, do Centro Histórico de Abrantes, do Arquivo Municipal Eduardo Campos e o Plano de Gestão de Riscos de Inundações.
A nota dá ainda conhecimento que a Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém será presidida pela presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque.