Município cede instalações de antigas escolas a associações locais. Créditos: mediotejo.net

A Câmara Municipal de Abrantes e o Clube de Caçadores Reunidos de Arreciadas e o Clube de Caça e Pesca de Alvega assinaram esta quinta-feira, 27 de janeiro, um protocolo de cedência das antigas instalações da Escola Primária de Arreciadas e das antigas instalações do Jardim de Infância de Concavada, respetivamente.

Válido por cinco anos e renovável por iguais períodos de tempo, os protocolos foram formalizados pelo presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, e pelos presidentes das direções do Clube de Caçadores Reunidos de Arreciadas e do Clube de Caça e Pesca de Alvega, João Maria Lopes Monteiro e Ricardo Jorge Saramago Nobre Gonçalves, respetivamente.

Município cede instalações de antigas escolas a associações locais. Créditos: CMA

O Clube de Caça e Pesca de Alvega conta com cerca de 200 associados de Norte a Sul do País e o protocolo agora firmado, segundo Ricardo Gonçalves, presidente da coletividade, “era um objetivo nosso” porque “as antigas instalações não tinham as condições” esperadas “estávamos essencialmente a prejudicar a população com barulhos”, indicando que a mudança também pretendeu “evitar acidentes rodoviários”.

O responsável deu ainda conta de algumas melhorias que a coletividade realizou entretanto no espaço e assumiu o compromisso de salvaguardar aquela infraestrutura.

Clube de Caça e Pesca de Alvega, em Concavada. Créditos: mediotejo.net

ÁUDIO | RICARDO GONÇALVES, CLUBE DE CAÇA E PESCA DE ALVEGA:

“Sabemos a quem estamos a entregar este espaço […] estas instalações são das pessoas e é da comunidade para servir as ações das nossas associações e por isso achamos que estamos a entregar às pessoas certas este edifício”, afirmou por seu lado o presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

Município cede instalações de antigas escolas a associações locais. Créditos: mediotejo.net

Para o autarca “as associações de caçadores fazem um trabalho extraordinário neste olhar na preservação e na atenção para com a comunidade e particularmente na relação que têm com a floresta e com o meio ambiente”.

Manuel Jorge Valamatos enalteceu ainda a coletividade por esta disponibilizar aquele edifício do antigo Jardim de Infância de Concavada para ser “base logística de outra entidade” durante o verão, referindo-se à época dos fogos e ao kit de primeira intervenção, na prevenção dos incêndios florestais.

Município cede instalações de antigas escolas a associações locais. Créditos: mediotejo.net

ÁUDIO | MANUEL JORGE VALAMATOS, PRESIDENTE CM ABRANTES:

As respetivas associações ficam responsáveis pela utilização das instalações, designadamente quanto a obras de manutenção e conservação interna (redes de água, eletricidade e equipamento utilizado e servido por estas redes). Podem ainda levar a efeito obras de beneficiação desde que aprovadas pela Câmara Municipal.

Na cerimónia de assinatura do protocolo de cedência das antigas instalações da Escola Primária de Arreciadas e das antigas instalações do Jardim de Infância de Concavada o presidente da Câmara fez-se acompanhar dos vereadores Luís Dias e Celeste Simão.

Município cede instalações de antigas escolas a associações locais. Créditos: mediotejo.net

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.