Francisca Gomes. Foto: DR

Francisca Gomes apresenta o seu primeiro trabalho discográfico esta sexta-feira, dia 3, no palco do Cineteatro S. Pedro. O “Fado Francisca” tem sotaque abrantino e inspira-se no fado tradicional, resultando da vitória na primeira edição do Festival do Fado do Alto Alentejo (FestFado), em Ponte de Sôr, no passado mês de julho.

O concerto integra a iniciativa “Residentes” que promove projetos artísticos locais como o caso da jovem fadista que começou a carreira aos 7 anos num concurso televisivo, atua em casas de fado em Santarém e Lisboa e se tornou uma das “Vozes de Abrantes” rnas comemorações do centenário da elevação a cidade.

A fadista sobe ao palco a partir das 21h30 para interpretar os temas que integram o álbum com música de Pedro Amendoeira (guitarra portuguesa), João Chora (guitarra de fado) e Fernando Maia (viola baixo). Entre eles encontra-se o que lhe dá nome, um dos poemas inéditos com letra e música do compositor e guitarrista Custódio Castelo.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.