Jardim do Castelo em Abrantes. Créditos: CMA

O Jardim do Castelo de Abrantes é local escolhido para as comemorações do Dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho (segunda-feira), com uma programação diversa entre workshops, teatro, dança, música, jogos, demonstrações e exposições, entre as 10h00 e as 16h30. As iniciativas são abertas a toda a população, sendo uma organização do Município de Abrantes em colaboração com as Eco-Escolas do concelho.

O convite lançado à comunidade é para que participe nas diferentes atividades, e quem sabe encontrar no Jardim do Castelo um companheiro para a vida na “Tendinha dos animais”, onde estarão alguns dos cães do Canil/Gatil Intermunicipal de Abrantes, Constância e Sardoal que se encontram disponíveis para adoção responsável.

Entre as iniciativas gratuitas consta um workshop de “Plantas medicinais e ervas silvestres e comestíveis”, por Fernanda Botelho, um workshop de compostagem doméstica pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, “Tintas naturais” pelos alunos da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, jogos de identificação de plantas, a construção de um hotel para insetos e a demonstração de uma bicicleta elétrica pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes

Também decorrerá uma atividade sobre compostagem, a ser ministrada pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA), com participação gratuita, e que poderá dar dicas preciosas a todos os horticultores das hortas comunitárias de Abrantes e outros entusiastas desta área.

Consulte o programa completo:

10H30/11H30 – Workshop “Plantas medicinais e ervas silvestres comestíveis” – Fernanda Botelho;

11H30/11H45 – Teatro Escola Dr. Solano de Abreu;

11H45/12H45 – Workshop “Hotel para insetos”.

14H15/15H00 – Workshop “Plantas medicinais e ervas silvestres comestíveis” – Fernanda Botelho;

15H00/15H15 – Coro 6º A Escola Dr. Manuel Fernandes;

15H15/15H30 – Danças “Os Coisa”;

15H30/16H30 – Workshop Compostagem EPDRA – Horticultores comunitários.

Além deste programa, em paralelo estarão a decorrer outras iniciativas, caso de um workshop “Tintas naturais” + Pintura pela Escola Dr. Solano de Abreu; os jogos “A Gincana de separação de resíduos” e “Autóctone ou Exótica” pela Escola D. Miguel de Almeida; demonstração de bicicleta elétrica pela ESTA; Jogo das Pegadas + Identificação das Leguminosas + Jogo da Compostagem + Jogo da reciclagem + “Deita Abaixo os Maus Hábitos” + Eco-Galo pela Escola Octávio Duarte Ferreira.

Também estará patente a “A Tendinha dos animais” numa dinamização do CRO – Canil e gatil intermunicipal de Abrantes, Constância e Sardoal, e ainda uma exposição Eco-Códigos das escolas do concelho.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *