Carrinha do Cidadão. Foto: CM Abrantes

Entre 2019 e 2022 foram realizados um total de 2527 atendimentos, num serviço considerado “necessário e de elevada importância para Abrantes”, servindo todas as comunidades do concelho, prestando um “apoio mais próximo e efetivo”.

De acordo com o relatório anual apresentado na reunião de Câmara de 14 de fevereiro, a vereadora Raquel Olhicas deu conta que foram efetuados um total de 999 atendimentos, entre janeiro e dezembro de 2022, sendo um valor que se registou como positivo, ainda que em relação a 2021 o número seja inferior, uma vez que na pandemia este serviço foi mais procurado derivado ao condicionamento e encerramento de atendimento presencial de uma série de instituições e serviços públicos.

Do total de atendimentos em 2022, 71% foram presenciais e os restantes 29% foram efetivados através de telemóvel, e-mail e whatsapp, releva a autarquia conforme o relatório apresentado.

Segundo o levantamento, no período homólogo, foi na União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo e Freguesia de Bemposta que se realizaram mais atendimentos: 154, 149 e 125, respetivamente.

Em termos de localidades, foi em Martinchel que, durante o ano de 2022, se registaram mais atendimentos (111), seguindo-se S. Miguel do Rio Torto e Rio de Moinhos.

Mas olhando para o período de existência da Carrinha do Cidadão, entre 2019-2022, foi a freguesia de Bemposta que registou mais atendimentos (373), seguindo-se Rio de Moinhos (354 atendimentos) e União de Freguesia de Abrantes e Alferrarede (331).

Carrinha do Cidadão percorre comunidades nas freguesias do concelho de Abrantes prestando serviços de proximidade. Foto: Carrinha do Cidadão

“Os utentes com mais de 60 anos, representam 59% dos atendimentos realizados pela Carrinha do Cidadão, seguindo-se os utentes entre os 26 e 59 anos (39%)”, releva o documento, dando conta que são os serviços relacionados com as Finanças, Segurança Social, Serviços Municipalizados de Abrantes e carta de condução os mais solicitados pelos munícipes em 2022.

“Consideramos que este serviço é praticado com um nível de excelência elevado e que é para continuar”, destacou a vereadora Raquel Olhicas durante a apresentação dos dados do relatório da Carrinha do Cidadão na última reunião de executivo camarário.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da CM Abrantes, deu a indicação de que, com o projeto de transição digital nas freguesias, que passará pela disponibilização dos serviços da autarquia de forma descentralizada para que as pessoas não tenham de deslocar-se à Câmara para tratar de todos os assuntos, facilitando o acesso.

“Quando todos esses mecanismos estiverem ativos, a Carrinha do Cidadão terá que ser repensada para outras abordagens, para outros serviços complementares. Não deixaremos de fazer as abordagens individuais, porque há sempre pessoas que estão distantes do núcleo central das comunidades e juntas de freguesia, mas também temos que reforçar o dinamismo e atualização das necessidades. Estamos a identificar isso e a fazer este trabalho no âmbito do projeto de digitalização”, notou, referindo que a Carrinha do Cidadão pode vir a ganhar outras valências.

Na ocasião, na sequência da intervenção do edil Manuel Jorge Valamatos (PS), o vereador Vasco Damas (ALTERNATIVAcom) questionou sobre a possibilidade de alargamento do tipo de serviços prestados por esta Carrinha no âmbito da saúde.

O presidente de Câmara referiu que já foi equacionado, mas disse que não seria fácil, derivado a um conjunto de requisitos que não tornam compatível a coexistência das valências existentes com a prestação de cuidados e acompanhamento de saúde. “A não ser que a atual carrinha perca uma grande valência nesta abordagem administrativa… estamos a estudar com a ARSLVT eventualmente outro tipo de veículo”, esclareceu.

Refira-se que foi através da primeira edição do Orçamento Participativo (2016) que nasceu o projeto da Carrinha do Cidadão. Entrou em atividade entre setembro de 2019 e julho de 2020, em jeito de projeto-piloto. Este serviço móvel regressou à estrada a 2 de dezembro de 2020 tendo sido alargada a sua área de abrangência a todo o concelho de Abrantes, com reforço da oferta de serviços prestados à comunidade.

A Carrinha do Cidadão presta um variado conjunto de serviços permitindo, por exemplo, o pagamento das faturas da água; apoio no registo e na utilização da plataforma Abrantes 360 (serviço online) e da APP 360 Mobile; pedidos de cópia de documentos administrativos; pedido de certificado de matrícula de ciclomotor; reclamação para limpeza de terrenos; reclamações ou sugestões diversas; emissão de plantas de localização; pedido para realização de queimas e queimadas; pedido de atribuição de número de polícia.

Além de desempenhar o papel de posto de atendimento móvel da Câmara Municipal de Abrantes, dá ainda apoio na resolução de problemas e em situação de dificuldades ou dúvidas, seja no preenchimento de requerimentos e formulários; Segurança Social e/ou encaminhamento para outros apoios sociais; Finanças (IRS/IMT/IUC); renovação/alteração do Cartão de Cidadão; renovação da Carta de Condução e serviços IMT; esclarecimentos em diversas áreas e outros serviços disponíveis online.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *