Abrantes enviou camião com 24 toneladas de ajuda humanitária para a Ucrânia. Foto: CMA

O camião com mais de 24 toneladas com bens de primeira necessidade doados pela comunidade abrantina para apoio ao povo ucraniano, após recolha solidária organizada pelo Município de Abrantes, chegou esta terça-feira, dia 29 de março, ao seu destino, tendo estacionado na cidade de Lublin, na Polónia, junto à fronteira com a Ucrânia. O camião partiu de Abrantes no dia 21 de março, “cheio de solidariedade abrantina”, como referiu o presidente da autarquia, Manuel Jorge Valamatos.

Segundo informação da autarquia, os bens foram descarregados no armazém da associação humanitária IHRC – Internacional Human Rights Commission, em articulação com a Embaixada Portuguesa na Polónia.

Foto: CMA

Recorde-se que os bens resultam de uma iniciativa de apoio ao povo ucraniano, que tem sido vítima da guerra com a Rússia, tendo sido recolhidos no concelho de Abrantes entre os dias 4 e 18 de março, numa rede solidária que contou com apoio das Juntas de Freguesia, Delegação de Abrantes da Cruz Vermelha e Bombeiros de Abrantes.

“A Câmara Municipal de Abrantes expressa a sua gratidão a todos os que contribuíram para a recolha de bens para as vítimas da guerra na Ucrânia e a todas as entidades, empresas, instituições e funcionários que se envolveram nesta missão”, termina a autarquia.

Camião com ajuda humanitária de Abrantes chegou esta terça-feira, dia 29, à Polónia. Foto: CMA

Refira-se que Abrantes tem desenvolvido iniciativas no âmbito do apoio aos refugiados da guerra e a todo o povo ucraniano, tendo disponível desde o início do mês de março o Gabinete de Apoio ao povo ucraniano.

“Tem como objetivo acolher e integrar as pessoas provenientes deste país, bem como prestar apoio ao nível do alojamento, alimentação saúde, educação e todas as questões relacionadas com a empregabilidade”, explica a CM Abrantes.

O gabinete está sediado no Serviço de Ação Social da Câmara Municipal, na Rua Manuel Constâncio, conta com a colaboração de um profissional Luso-Ucraniano, bem como de técnicos de ação social do Município de Abrantes e está disponível através do telefone 967 426 700 ou do e-mail abrantesunidapelaucrania@cm-abrantes.pt

Foto: mediotejo.net

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.