A Câmara Municipal de Abrantes vai avançar com a candidatura de um projeto turístico para o Crucifixo, na freguesia de Tramagal, não só para a requalificação da antiga escola primária da aldeia mas também com o objetivo de criar uma dinâmica em torno da ribeira da Alcolobre que incluirá um trilho para percursos pedestres. A declaração de renúncia do protocolo de cedência de instalações da antiga escola primária do Crucifixo por parte da Junta de Freguesia de Tramagal foi aprovada em reunião de Câmara Municipal.
O executivo municipal aprovou no dia 25 de janeiro a declaração de renúncia do protocolo de cedência de instalações da antiga escola primária do Crucifixo, por parte da Junta de Freguesia de Tramagal, reconhecendo a importância do uso das referidas instalações na estruturação do plano de intervenção da candidatura da Câmara Municipal de Abrantes, no âmbito da operação “Renovação de Aldeias”.
A Câmara Municipal “tinha assinado um protocolo, em tempos, de cedência da escola do Crucifixo. Atendendo que a Câmara está mais bem posicionada para desenvolver um trabalho, ainda robusto, em torno da antiga escola no Crucifixo para a transformar num albergue bem como dar sequência à criação de rotas pedestres na zona da ribeira de Alcolobre, a nossa intenção foi encerrar esse protocolo”, explicou ao mediotejo.net o presidente da Câmara de Abrantes.
Manuel Jorge Valamatos falava à margem da reunião de executivo na qual a declaração de renúncia foi aprovada por unanimidade. Essa tem o objetivo de conferir “legitimidade de poder apresentar aos fundos comunitários uma candidatura tendo em vista a reabilitação daquela escola e dar sequência a uma linguagem de apoio turístico e de dinâmica para a freguesia de Tramagal e particularmente para a zona do Crucifixo”.

O autarca esclareceu ter sido “definido em conjunto” ser a Câmara Municipal a promotora desta ação. “Estamos a desenvolver um programa para a requalificação da escola em albergue bem como a construção de identificação e de percursos pedonais na ribeira de Alcolobre”, vincou o autarca, dizendo que “eventualmente a gestão poderá ser da Junta de Freguesia, de uma associação ou de forma direta da Câmara Municipal” e que está a ser estudada “a estratégia de gestão” mas que o albergue está pensado para “todos aqueles que tenham necessidade de pernoitar”.

ÁUDIO | PRESIDENTE DA CM ABRANTES, MANUEL JORGE VALAMATOS:
Para Manuel Jorge Valamatos, a envolvência da ribeira de Alcolobre, que classificou de “extraordinária”, apresenta-se como “um espaço ambiental de grande pujança que queremos dinamizar, e é esse trabalho que vamos seguramente construir com a Junta de Freguesia e com os agentes da nossa comunidade”.
Sem detalhar a extensão em quilómetros do trilho que será desenvolvido, o presidente referiu que a ribeira de Alcolobre “tem uma grande extensão” e condições “naturais extraordinárias que procuraremos valorizar. Queremos promover e, fundamentalmente, trazer pessoas para a freguesia de Tramagal”, vincou.
