Summer Fest regressa a Vale das Mós nos dias 26 e 27 de julho. Foto arquivo: CMA

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na reunião de 5 de julho, um conjunto de apoios à Associação Juvenil “Cem Rumos”, de Vale das Mós, para a realização do evento Vale das Mós Summer Fest que se realiza nos dias 26 e 27 de julho.

Em causa está, além da atribuição do montante de 20.000,00€ e apoio logístico, a par da dispensa do pagamento de tarifas de autocarros municipais para transporte dos festivaleiros.

O presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, e a vereadora com o pelouro da Juventude, Celeste Simão, sublinham “a dinâmica desta associação e a motivação dos jovens voluntários que a integram, fator importante para a dinâmica desta aldeia, através da realização de atividades recreativas, intergeracionais e de lazer envolvendo a população local”.

Já do lado da oposição, o vereador Vasco Damas, eleito pelo ALTERNATIVAcom, lembrou que este apoio no valor de 20 mil euros já foi atribuído nos dois anos anteriores, e que apesar de votar favoravelmente o apoio monetário à Associação Juvenil Cem Rumos, alerta para o facto de “não ser estimado o elevado custo dos serviços logísticos e atribua estes apoios monetários e não-monetários de forma pontual e discricionária, sem garantia de continuidade, o que em nosso entender já deixa de fazer qualquer sentido, tendo em conta a natureza e objetivos do evento Vale das Mós Summer Fest que acaba por estar já na agenda dos festivais da região”.

Foto: Vale das Mós Summer Fest

O vereador defende assim que os apoios a este festival “passem a ser protocolados e atribuídos de forma plurianual, garantindo assim a sua continuidade, tendo em conta a natureza e objetivos do evento”.

Ainda assim, Vasco Damas não deixou de salientar “o entusiasmo, espírito empreendedor e competência da juventude de uma das nossas freguesias mais penalizadas pela sua condição periférica e rural, juventude essa que não se resigna e, dando exemplo às demais, procura contrariar o declínio causado pelo desinvestimento e abandono de serviços públicos essenciais e consequente despovoamento”.

Já o presidente de Câmara, Manuel Jorge Valamatos, notou que o evento precisou de “um apoio muito especializado” e que “este ano foi preciso motivar toda esta juventude para continuar, há aqui muito trabalho de bastidores, um trabalho de gestão, de motivação”, embora não tenha confirmado que a realização do evento em 2024 possa ter estado em causa.

“É um evento que dá muito trabalho organizar. E estes jovens precisam de estar motivados, e às vezes em vez de 20, podem precisar de 21 (…) É preciso um acompanhamento muito próximo. Podia ser um evento que entrava no FinAbrantes. Mas achamos que é um evento de especificidade maior, que se obriga a esta articulação”, justificou o edil.

Foto: VDMSF

Refira-se que a associação juvenil de Vale das Mós dinamiza o Vale das Mós Summer Fest desde 2014, sendo um evento concertado no âmbito do Conselho Municipal de Juventude, dando continuidade ao sucesso das últimas edições, que levaram milhares de pessoas a esta aldeia do concelho de Abrantes.

“A organização tem vindo a criar novas dinâmicas, com o objetivo de proporcionar novas áreas de interesse que funcionem como atrações turísticas, contribuindo para a promoção da aldeia, os seus costumes e tradições através de programa de animação para os jovens desta aldeia e da região, constituindo-se como catalisadores de desenvolvimento local”, frisa a autarquia em comunicado.

Concertos, acolhimento gratuito de campistas, cinema ao ar livre, mostra gastronómica e cultural, atividades desportivas e uma ‘pool-party’ são algumas das vertentes do Vale das Mós Summer Fest, tendo a associação destacado as atuações de Bispo, Tay, Stones Alive – Tributo a Rolling Stones, Danni Vita, DJ Lopez e DJ Jaças num evento que “pretende chegar a todas as idades” e que inclui ainda um “arraial da cerveja”.

Entre as principais novidades do festival destaca-se a exibição, em estreia concelhia, do filme “Em Ano de Safra”, de Sofia Bairrão, rodado na aldeia de Vale das Mós, e atividades desportivas para toda a família, com uma caminhada e uma color run, além da habitual pool-party, nas piscinas ao ar livre de Vale das Mós.

O orçamento global do Vale dos Mós Summer Fest ronda os 70 mil euros, sendo esperados cerca de quatro mil visitantes durante os dois dias. Os ingressos estão à venda ‘online’ e no local por 8 euros, para um dia, e 12 euros o passe geral.

O evento conta ainda com o apoio da União de Freguesias de S. Facundo e Vale das Mós, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), do Turismo do Centro de Portugal, dos Serviços Municipalizados de Abrantes e da VALNOR, tendo a categoria de Eco-evento na sequência das boas práticas de reciclagem e sensibilização para a proteção ambiental.

NOTÍCIA RELACIONADA

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

Leave a Reply